Parlamentar Greyce Elias destaca a importância da criação do Fórum das Mulheres Parlamentares do MERCOSUL

Agência PARLASUL (07/06/2024). No dia 27 de maio, no âmbito da XCIII Sessão Plenária do Parlamento do MERCOSUL, foi realizada uma reunião com as Parlamentares mulheres do MERCOSUL, onde participou a Parlamentar Greyce Elias (Brasil). O evento, proposto pela Presidenta do PARLASUL, Fabiana Martín, abordou questões específicas relacionadas à igualdade de gênero e à participação das mulheres no âmbito legislativo.

Durante a reunião, foi proposta a criação de um Fórum Itinerante das Mulheres Parlamentares do MERCOSUL. “Trouxemos a ideia de criar um legado que será deixado pela Presidenta, juntamente com as Parlamentares do MERCOSUL. Se trata de uma oportunidade de termos um fórum itinerante para trazer essas discussões da pauta feminina para a sociedade e para outros Parlamentos,” explicou a Parlamentar Greyce.

A Parlamentar destacou que a reunião ainda está em um estágio embrionário, mas enfatizou o desejo de deixar um legado significativo na discussão de pautas comuns. “Queremos deixar um legado na discussão de pautas comuns, como a questão econômica e o empoderamento das mulheres. Quando falamos de autonomia financeira, enfrentamos a violência contra a mulher e promovemos o empreendedorismo feminino,” acrescentou Elias.

Também mencionou a importância de aumentar a participação das mulheres na política. “A primeira questão da autonomia econômica da mulher é muito importante porque existe uma transversalidade no tema. E o outro tema foi a questão dos debates eleitorais, porque queremos aumentar o número de mulheres na política,” disse Elias.

Ela destacou as disparidades na representação feminina nos Parlamentos dos países membros do MERCOSUL, comparando os números do Brasil, Paraguai, Bolívia e Argentina. “No Brasil temos apenas 18% de mulheres no Legislativo Nacional, no Paraguai apenas 13%, na Bolívia e na Argentina é 50-50 por questões legislativas, mas ainda enfrentam problemas com listas encabeçadas por homens,” afirmou, ressaltando os desafios enfrentados pelas mulheres na política.

A reunião marcou um passo importante na luta pela igualdade de gênero e pela ampliação da participação feminina no cenário político do MERCOSUL, evidenciando o compromisso das Parlamentares em trabalhar juntas por um futuro mais igualitário.

Estiveram presentes as Parlamentares Brenda Balbuena, Ana Maria Corradi, Fabiana Martín, Victoria Donda, Marina Femenía, María Alejandra Más, María Cecilia Nicolini, Lilia Puig, Yesica Taborda (Argentina);  Martha Ruiz  y Alicia Ticona (Bolivia); Greyce Elias (Brasil); Lourdes Cabrera y Lilian Samaniego (Paraguay).