Comissão de Assuntos Internacionais planeja participação na Expo MERCOSUL

Agência PARLASUL (28/05/2024). A Comissão de Assuntos Internacionais, Inter-regionais e de Planejamento Estratégico do Parlamento do MERCOSUL, presidida pelo parlamentar argentino Rodolfo Eiben, realizou no dia 27 de maio sua reunião ordinária, abordando diversos projetos e o plano de atividades para este ano.


O presidente da Comissão destacou a apresentação de várias propostas de declaração. Entre os projetos mais recentes, destaca-se o apoio do PARLASUL para participar de maneira ativa no próximo Seminário Expo MERCOSUL, que será realizado em Córdoba, Argentina, nos dias 7 e 8 de agosto deste ano.


A Expo MERCOSUL contará com a participação de expositores de diversas indústrias, como a automotiva, alimentícia, educacional, ambiental e outras áreas de interesse comum para os países do bloco. Haverá conferências e stands representativos dessas indústrias, e prevê-se que o PARLASUL tenha uma presença significativa no evento.


A Comissão de Assuntos Internacionais planejou convidar formalmente todos os países membros para participar da Expo MERCOSUL. Este processo será formalizado na próxima Sessão Plenária, que ocorrerá na segunda-feira, 17 de junho, e está sendo coordenado em conjunto com o Governo da Província de Córdoba.


Nesse contexto, o PARLASUL organizará um seminário com palestrantes de todos os países membros do MERCOSUL e países convidados, abordando temas como o comércio intra-MERCOSUL e suas projeções globais, a convergência legislativa em matéria tributária e sanitária, e os tratados de livre comércio. Também serão discutidas questões relacionadas com a educação, a saúde, os regimes aduaneiros e a migração.


Além disso, serão analisados os desafios institucionais do MERCOSUL, incluindo possíveis melhorias no seu funcionamento. Além da preparação para a Expo MERCOSUL, a Comissão tem uma agenda cheia para 2024. Entre os temas prioritários estão as mudanças climáticas e uma marcada preocupação com a recente situação no Brasil.


Da mesma forma, a Comissão planeja incorporar projetos e propostas centradas no cuidado do meio ambiente, energias renováveis e a compensação tarifária entre os países membros.