Presidenta do PARLASUL e Vice-presidenta do Uruguai discutem temas de Integração e Gênero

Agência PARLASUL (28/05/2024). No contexto da última XCIII Sessão Plenária, a Presidenta do PARLASUL, Fabiana Martín, reuniu-se com Beatriz Argimón, Vice-presidenta da República Oriental do Uruguai, para discutir temas da agenda regional, com um enfoque especial na autonomia econômica das mulheres como algo fundamental para garantir sua plena participação e empoderamento em todos os âmbitos da sociedade.

Na reunião, Argimón expressou sua satisfação em receber a Presidenta do PARLASUL, destacando a importância de integrar perspectivas femininas na construção de políticas públicas, e assinalou que “será realmente de grande importância e, nesse sentido, transmitimos à Presidenta nosso convite para poder ter conversas sobre temas que sabemos que preocupam Parlamentares em um continente onde a pobreza tem rosto de mulher e de menina.”

Além disso, enfatizou a necessidade de trabalhar pela independência econômica das mulheres, ressaltando que os Parlamentos são espaços-chave para ouvir as vozes de todos os cidadãos.

Por sua vez, a Presidenta Fabiana Martín (Argentina) destacou a importância do trabalho parlamentar tanto a nível local quanto regional. “Conversamos sobre a importância de vincular os parlamentos latino-americanos com o resto do mundo”, afirmou. Também salientou a relevância da independência econômica das mulheres e seu impacto no tecido social, comprometendo-se a transmitir essas preocupações às Parlamentares do MERCOSUL.

Por fim, a Presidenta do PARLASUL ressaltou a importância da qualidade do debate legislativo e da diplomacia parlamentar. “Falamos da importância e da representatividade dos povos, da qualidade do debate legislativo em qualquer âmbito, de como a institucionalidade e a democracia contêm, a qualidade do diálogo parlamentar e também a diplomacia parlamentar”, concluiu Martín.

Este encontro sublinha o compromisso do Parlamento do MERCOSUL em fortalecer a integração regional e promover a igualdade de gênero em todos os níveis da política.