Agência PARLASUL (24/05/2024). Na próxima segunda-feira, 27 de maio, a partir das 11 horas, será realizada a XCIII Sessão Ordinária do Parlamento do MERCOSUL no Edifício MERCOSUL, em Montevidéu. Esta sessão, a terceira do ano, será presidida pela Parlamentar argentina Fabiana Martín, com a presença das Delegações Parlamentares da Argentina, Brasil, Bolívia, Paraguai e Uruguai.
Nas primeiras horas da manhã, se reunirão as Comissões Permanentes do PARLASUL, assim como o Observatório da Democracia (ODPM) e a Comissão Temporária de Acompanhamento do Acordo MERCOSUL-UE. Durante essas reuniões, serão discutidas e avaliadas diversas propostas apresentadas pelos Parlamentares, abrangendo temas significativos e o planejamento de suas agendas de trabalho.
A Sessão Plenária, agendada para começar às 11 horas da manhã, terá entre seus assuntos mais importantes o tratamento de diferentes propostas no âmbito dos Direitos Humanos, infraestrutura e integração energética. Entre elas, destaca-se a Proposta de Recomendação que recomenda levar adiante uma tarefa conjunta de planejamento entre os Estados Partes do MERCOSUL, acerca da Hidrovia Paraguai-Paraná-Uruguai, de maneira a desenvolver uma política comum.
Atividades e eventos
À tarde, uma vez finalizada a XCIII Sessão Plenária, será realizado o lançamento da Obra da Sede do PARLASUL, com a participação de autoridades do Ministério de Transporte e Obras Públicas do Uruguai, que apresentarão o projeto da Obra, prevista para ser concluída em um prazo de sete meses.
Em seguida, está programado o Seminário “Desafios da Mudança Climática para os países do MERCOSUL”, onde serão abordadas as recentes inundações no Sul do Brasil e explorado o papel da comunidade internacional frente à mudança climática. Cabe destacar que o evento será transmitido ao vivo através do canal do YouTube do PARLASUL.
Adicionalmente, a Presidenta do PARLASUL manterá uma reunião com mulheres Parlamentares do MERCOSUL de todas as Delegações. Esta reunião se centrará em abordar assuntos específicos relacionados com a igualdade de gênero e as mulheres no âmbito legislativo e em toda a região do MERCOSUL.
Transmissão ao vivo
A sessão do Parlamento do MERCOSUL será transmitida ao vivo de forma simultânea através do Facebook e YouTube do Parlamento do MERCOSUL.