PARLASUL e Frente Parlamentar contra a Fome acordam agenda de trabalho para segurança alimentar

Agência PARLASUL (21/05/2024). No último dia 8 de maio, durante a Missão Oficial ao Paraguai da Presidência do PARLASUL e o Encontro da Rede de Parlamento Aberto de ParlAmericas, se reuniram a Deputada Sonia Rojas, Coordenadora Regional do Frente Parlamentar contra a Fome na América Latina e no Caribe, e a Presidenta do PARLASUL, Fabiana Martín.

No encontro, as Parlamentares concordaram em colocar a luta contra a fome na agenda parlamentar como uma prioridade. Ambas entendem que não é apenas um problema atual, mas que também as carências nutricionais nos primeiros anos de infância geram uma série de desvantagens no desenvolvimento cognitivo de crianças e jovens. "Isso afetará os projetos pessoais e as trajetórias acadêmicas e formativas, por isso deve-se colocar um forte foco na luta contra a fome", enfatizou a Presidente Martín.

Por sua vez, a Deputada Sonia Rojas destacou para a Presidenta do PARLASUL a importância de que o Parlamento regional possa participar e apoiar o lançamento da Aliança Ibero-americana, que será realizada em Madrid nos primeiros dias de junho deste ano. A Deputada Rojas, assim, estendeu um convite, ressaltando o interesse de que os Parlamentos da América Latina compartilhem suas experiências com os Parlamentos da Espanha e de Portugal.

Por último, é importante mencionar que na II Cúpula Parlamentar Mundial contra a Fome e a Desnutrição, organizada pela FAO, foi aprovado um Pacto Parlamentar Global, que estabelece compromissos formais e voluntários através das redes parlamentares. Este pacto também inclui um monitoramento e acompanhamento periódico dos resultados e conquistas legislativas, reafirmando o compromisso dos parlamentares na luta contra a fome e a desnutrição.

FPCH - PARLASUL

Em 2009, com o apoio do Programa Espanha - FAO, surgiu a Frente Parlamentar Contra a Fome da América Latina e do Caribe. Trata-se de uma rede plural de legisladores que hoje está presente em mais de 20 países da região, a fim de trabalhar para responder ao compromisso Iniciativa América Latina e o Caribe sem Fome 2025.

O PARLASUL criou em 2019 a Frente Parlamentar contra a Fome, incorporando-se à iniciativa da FAO em nível internacional.