Agência PARLASUL (07/05/2024). O Coordenador da Frente Parlamentar Contra a Fome do PARLASUL (FPCF), Matías Sotomayor, compartilhou os detalhes do Plano de Ação para o ano em curso, na última segunda-feira, 29 de abril, durante a XCII Sessão Plenária.
O Parlamentar Sotomayor destacou que o principal objetivo da Frente é trabalhar em estreita colaboração com o acordo entre o PARLASUL e a FAO, bem como com os Sistemas de Cooperação Internacional da Espanha e do México. O foco principal será dinamizar o direito à alimentação, mantendo uma forte coerência com o contexto das mudanças climáticas e a perspectiva de gênero.
"Acreditamos e estamos convencidos de que a política legislativa deve estar alinhada com esses aspectos fundamentais para podermos estar na vanguarda no Cone Sul e no bloco político, social e econômico mais importante da região, que é o MERCOSUL", expressou Sotomayor.
O Coordenador do FPCF destacou a importância de trabalhar na territorialização e estabelecer alianças estratégicas dentro da região. Além disso, ressaltou a necessidade de criar uma grande rede de parlamentares jovens para fortalecer a cooperação internacional em questões alimentares.
Sotomayor enfatizou a relevância de alinhar o trabalho da Frente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e a cooperação internacional, especialmente com a cooperação espanhola.
O Plano de Ação inclui a organização de um grande evento para o Dia Internacional da Alimentação no próximo 16 de outubro, bem como a participação em eventos-chave como o G20 e a COP 25. Além disso, será impulsionada a cooperação com outras Frentes Parlamentares na América Latina e se buscará uma maior ligação com os parlamentos nacionais.
Finalmente, o Parlamentar Sotomayor destacou a importância de trabalhar em conjunto para abordar a segurança alimentar e a soberania alimentar na região, destacando a necessidade de aprender com as experiências de outros países membros do MERCOSUL.
A Frente Parlamentar Contra a Fome do PARLASUL (FPCF) é composto por Brenda Balbuena, Matías Sotomayor (Coordenador), Franco Metaza (Argentina); Martha Ruiz Flores, Gonzalo Mendoza Leigue e Carlos Arrien (Bolívia); Arlindo Chinaglia e Chico Rodrigues (Brasil); Carlos M. López e Pastor Vera Bejarano (Paraguai); Ubaldo Aíta, Sergio Botana e Rafael Menéndez (Uruguai).