Comunicado da Mesa Diretora sobre as recentes inundações no Rio Grande do Sul

Comunicado de Imprensa (03/05/2024). Desde a Mesa Diretora do Parlamento do MERCOSUL, estendemos nosso abraço solidário a todas as vítimas das graves inundações que afetam o estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Expressamos nossas condolências àqueles que perderam entes queridos e reiteramos nossa empatia com todos os afetados nestes tempos de desolação.

Nestes momentos críticos, a solidariedade regional se manifesta em ações concretas. É nosso firme desejo que tanto os estados nacionais quanto os locais ativem de maneira urgente os mecanismos de ajuda e cooperação para aliviar este sofrimento. Esta integração e resposta imediata são fundamentais para uma gestão eficaz de riscos e emergências, conforme destacado na recente Declaração Ministerial sobre a Cooperação para a Gestão Eficaz de Riscos e da Resposta Emergencial a Desastres.

Comprometidos com a redução de riscos de desastres e em linha com o Marco de Sendai 2015-2030, enfatizamos a importância de fortalecer as capacidades locais e nacionais para construir sociedades mais resilientes e preparadas para enfrentar desafios futuros. Da mesma forma, reafirmamos nosso compromisso com a cooperação transfronteiriça e a colaboração regional para melhorar nossas estratégias de proteção civil e defesa, especialmente em áreas vulneráveis e fronteiriças.

Em nosso papel como Parlamentares do MERCOSUL, nos colocamos à disposição para apoiar e acompanhar de perto a evolução desta situação, comprometendo-nos a trabalhar conjuntamente em políticas que não só respondam à emergência atual, mas também promovam uma cultura de prevenção e preparação a longo prazo.

Juntos, por meio da solidariedade e cooperação regional, podemos superar os desafios presentes e futuros, salvaguardando assim o bem-estar de todos os povos de nossa região.