Missão de Observação Eleitoral do PARLASUL felicita o povo equatoriano pela jornada do Referendo e Consulta Popular

Agência PARLASUL (23/04/2024). A Missão de Observação Eleitoral Internacional do Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) felicita o povo equatoriano pela participação cívica e compromisso democrático demonstrados durante o Referendo e Consulta Popular do último domingo, 21 de abril de 2024.

Liderada pelo Parlamentar argentino Mario Nallar (Chefe de Missão), e pelos Parlamentares Rodrigo Gamarra (Paraguai), Daniel Peña (Uruguai) e Jaime Rivas (Bolívia), assim como pela Secretária da Presidência Gabriela Dichiaro e o Diretor do Observatório da Democracia Alexandre Andreatta, a missão concluiu seu trabalho com a apresentação de um Relatório Preliminar detalhando diferentes observações sobre o desenvolvimento do processo eleitoral no Equador. Cabe destacar que das 11 perguntas consultadas, 9 foram aprovadas e duas foram rejeitadas pelo eleitorado.

Entre os aspectos destacados no Relatório, se enfatiza a influência da desinformação nos processos democráticos, assim como a necessidade de melhorar a educação eleitoral e a transparência. Da mesma forma, se reconhece o ambiente de tranquilidade e participação cívica responsável apesar das condições adversas, incluindo a crise energética enfrentada pelo país.

Além disso, a Missão identificou aspectos a serem melhorados, como as operações logísticas e a participação cidadã. Foram percebidos atrasos na abertura de algumas Juntas Receptoras de Votos (JRV), bem como uma diminuição na participação eleitoral, destacando a importância de investigar as razões por trás dessa variação.

Os Parlamentares do MERCOSUL, através do Relatório Preliminar, recomendaram ao órgão eleitoral do Equador o fortalecimento das relações institucionais para combater de forma eficaz a desinformação e implementar programas contínuos de educação digital para eleitores, além de garantir a transparência eleitoral através da presença de representantes políticos nos centros de votação.

O Parlamentar Mario Horacio Nallar, Chefe de Missão, comentou à imprensa local que a jornada foi positiva. Enquanto o Parlamentar Rodrigo Gamarra afirmou que, após um minucioso trabalho de observação, concluíram que no Equador ocorreu uma "verdadeira festa cívica".

Da mesma forma, agradeceram ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE) por sua cooperação e parabenizaram todas as autoridades públicas pelo sucesso do processo eleitoral. "Reafirmamos nosso compromisso com a independência e objetividade na observação de eventos democráticos", concluiu o relatório apresentado.


Acesse aqui o Relatório Preliminar completo.