PARLASUR participa de reunião do Fórum de Consulta e Concertação Política do MERCOSUL

Agência PARLASUL (08/04/2024). No âmbito das atividades da Presidência Pro Tempore do Paraguai, a capital paraguaia acolheu a CXI Reunião Ordinária do Fórum de Consulta e Concertação Política (FCCP) do MERCOSUL. Esta reunião se destacou pela presença e participação ativa de várias delegações dos países membros e associados do bloco, consolidando o compromisso com a cooperação e o diálogo político na região.


Participaram da reunião, representando o Parlamento do MERCOSUL (PARLASUR), o Presidente Alfredo Olmedo (Argentina) e o Vice-Presidente pelo Paraguai, Parlamentar Derlis Maidana, que se referiram às próximas atividades que serão desenvolvidas no âmbito do Observatório da Democracia (ODPM) durante o primeiro semestre deste ano. Em primeiro lugar, a organização do Seminário Internacional “Crimes Virtuais e a Desinformação Política: as Ameaças à Integridade Eleitoral”; e a próxima Missão de Observação Eleitoral no Referendo e Consulta popular na República do Equador a ser realizada no próximo dia 21 de abril.


Além disso, o Presidente Olmedo destacou que a realização do Seminário Internacional reforça o mandato dos presidentes que em dezembro passado aprovaram a Declaração Especial sobre Democracia e a Integridade da Informação em Ambientes Digitais. Por fim, agradeceu o diálogo permanente com o FCCP e convidou a reforçar o relacionamento institucional entre o PARLASUR, o Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos (IPPDDHH) e o Instituto Social do MERCOSUL (ISM). Pela sua parte, o Vice-Presidente Maidana enfatizou a tarefa de cuidar da democracia como responsabilidade de todos os países e destacou o trabalho do ODPM que, nos últimos quatro anos, já realizou mais de 15 missões eleitorais.


Os representantes diplomáticos dos Estados Partes e Associados do MERCOSUL destacaram a excelente interlocução com as autoridades do PARLASUL e a importância de manter o diálogo regular sobre os temas prioritários para o bloco, o processo de incorporação da normativa do MERCOSUL, a liberdade de expressão, a proteção do Estado Democrático de Direito, além de reconhecer o importante papel do Observatório da Democracia na região.