Sessão Plenária será presidida pelo Parlamentar argentino Alfredo Olmedo

Agência PARLASUL (14/03/2024). Na próxima segunda-feira, 18 de março, a partir das 11 horas, ocorrerá a XCI Sessão Ordinária do Parlamento do MERCOSUL, no edifício MERCOSUL em Montevidéu. Esta sessão, que marca o início do ano parlamentar de 2024, contará com a participação de Parlamentares da Argentina, Brasil, Bolívia, Paraguai e Uruguai.

A sessão será presidida pela primeira vez pelo Parlamentar argentino, Alfredo Olmedo. Entre os destaques da ordem do dia está a discussão sobre a Proposta de Declaração apresentada em 2022 pelas ex-Parlamentares Elena Corregido e Julia Perié, ambas da Argentina. Esta proposta visa declarar de interesse o Relatório da Anistia Internacional, o qual argumenta a existência de um regime institucionalizado de opressão e dominação pelo Estado de Israel sobre a população palestina.

Além disso, destacam-se duas Propostas de Declaração relacionadas às Ilhas Malvinas. Uma delas repudia o deslocamento de armas nucleares pelo Governo da Grã-Bretanha durante o conflito do Atlântico Sul conhecido como Guerra das Malvinas em 1982. A outra proposta repudia a eleição ilegítima de autoridades realizada nas Ilhas Malvinas pelo Governo Britânico e pelos habitantes do arquipélago.

Antes da Sessão Plenária, serão realizadas reuniões das Comissões Permanentes do PARLASUL e do Observatório da Democracia do PARLASUL, onde serão recebidos os novos integrantes.

Ao término da sessão, os membros da Mesa Diretora e da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos se reunirão com os diplomatas integrantes da Comissão de Representantes Permanentes do MERCOSUL (CRPM), presidida pelo Embaixador paraguaio Didier Olmedo, onde debaterão sobre o Estatuto da Cidadania do MERCOSUL e a internalização de normas pendentes de aprovação legislativa, bem como o calendário eleitoral do Observatório da Democracia do PARLASUL.

 

Transmissão ao vivo

A sessão do Parlamento do MERCOSUL será transmitida ao vivo simultaneamente através do Facebook e Youtube do Parlamento do MERCOSUL.