Agência PARLASUL (26/02/2024) - Durante o dia da segunda-feira, 26 de fevereiro, a Mesa Diretora do Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) reuniu-se no Edifício MERCOSUL, localizado em Montevidéu, Uruguai, com o objetivo de tratar diversos temas pertinentes à agenda do ano de 2024.
Um dos pontos-chave abordados nesta reunião foi a aprovação do desligamento do funcionário Diego Cuiñas da instituição, a pedido da Delegação do Paraguai.
Além disso, outros assuntos significativos foram discutidos, incluindo o calendário de sessões ordinárias para o ano corrente e os detalhes da ordem do dia da próxima sessão, programada para 18 de março.
A Mesa Diretora também deu atenção especial aos temas relacionados às missões de observação eleitoral previstas para este ano. Da mesma forma, avaliou-se a integração das Comissões Permanentes e temporárias do organismo, focando na otimização de seu funcionamento.
Embaixador do Paraguai participa da reunião
Outro momento de destaque da reunião foi a recepção do Representante Permanente do Paraguai junto à ALADI e ao MERCOSUL, o Embaixador Didier Olmedo. O Embaixador apresentou a proposta da Presidência Pro tempore do Paraguai de continuar fortalecendo o diálogo entre os diversos órgãos do MERCOSUL e o Parlamento regional.
O objetivo é consolidar o trabalho parlamentar em áreas-chave da agenda de integração, como as negociações externas, o estatuto da cidadania do MERCOSUL, a democracia na região e o diálogo político.
A reunião contou com a presença do Presidente Alfredo Olmedo (Argentina), e dos Parlamentares Gabriel Fuks (Argentina), Arlindo Chinaglia, Nelsinho Trad e Celso Russomano (Brasil), Derlis Maidana (Paraguai), Mario Colman e Conrado Rodríguez (Uruguai), e Adolfo Mendoza (Bolívia).