Agência PARLASUL (18/12/2023). Nesta segunda-feira, 18 de dezembro, o Parlamento do MERCOSUL realizou uma Sessão Extraordinária, presidida pelo Parlamentar uruguaio Mario Colman,onde assumiram compromisso os novos Parlamentares do MERCOSUL representando a República Argentina e foi lançado o edital de licitação para as obras da nova sede do Parlamento do MERCOSUL.
Inicialmente, o Presidente Colman deu início à cerimônia de lançamento do edital de licitação para a realização das obras do PARLASUL. Participaram do ato o Ministro de Transportes e Obras Públicas do Uruguai, José Luís Faleiro, e Fabiana Goyeneche, Diretora de Relações Internacionais e Cooperação da Intendência de Montevidéu.
“Esta é a caixa de ressonância dos povos do MERCOSUL.Aqui não se reúne apenas o Parlamento do MERCOSUL. Nossa sede não é apenas nossa sede, mas também um Patrimônio da Cidade de Montevidéu. Agradeço ao Ministro Falero e à Intendência de Montevidéu”, destacou o Presidente Colman.
A Diretora Goyeneche parabenizou o trabalho de coordenação entre o PARLASUL, o Ministério de Obras Públicas e a Prefeitura de Montevidéu para a realização da obra. “O trabalho do PARLASUL é fundamental, este lugar não é apenas simbólico, este lugar enaltece o trabalho que aqui é realizado por todos. O PARLASUL e o MERCOSUL vão encontrar a integração de todas as comunidades.”
O Ministro de Transportes e Obras Públicas do Uruguai, José Luís Falero, valorizou muito “o esforço realizado no PARLASUL. Apesar das dificuldades, este é o caminho, é um sinal de vontade.”
Novas Autoridades da Delegação Argentina
A Sessão Plenária do PARLASUL foi marcada pela posse dos novos Parlamentares da Delegação argentina e pela eleição de novas autoridades, onde a Argentina assumirá a Presidência do corpo para o período de 2024.
O Parlamentar Alfredo Olmedo foi eleito Vice-Presidente da Delegação argentina e o Parlamentar Gabriel Fuks como Chefe da Delegação.
Os Parlamentares argentinos foram eleitos diretamente e exclusivamente para o Parlamento do MERCOSUL nas recentes eleições. Esses Parlamentares iniciaram seus mandatos a partir desta data, estendendo-se até o ano de 2027.
Adesão da Bolívia ao MERCOSUL
Durante a sessão, o Parlamentar boliviano Adolfo Mendoza Leigue comemorou a recente aprovação pelo Parlamento brasileiro da adesão da Bolívia como membro pleno do MERCOSUL. “A Delegação tomou esta impressionante decisão e trabalhou para incorporar a Bolívia. Isso tudo mostra o valor da diplomacia parlamentar para apostar na integração. Aqui, na realidade, merece um reconhecimento pelo trabalho do PARLASUL e pelo compromisso da bancada brasileira do PARLASUL.”
O Chefe da Delegação uruguaia, Parlamentar Nicolás Viera, parabenizou a Delegação boliviana. "O que celebramos hoje é uma alegria imensa, reconheço em nome da delegação do Uruguai, aos Parlamentares da Bolívia e às sucessivas Presidências que têm trabalhado em prol da integração plena da Bolívia ao MERCOSUL.
Homenagem ao Parlamentar Walter Harms
O Plenário do PARLASUL prestou homenagem ao Parlamentar Walter Harms, Chefe da Delegação paraguaia no PARLASUL, falecido em 2 de dezembro de 2023.
O Parlamentar Derlis Maidana, Vice-Presidente pelo Paraguai, afirmou que “hoje a Delegação Paraguaia tem uma ausência notável, perdemos o Parlamentar Walter Harms. Uma pessoa comprometida com a integração regional. Hoje prestamos homenagem a este grande democrata, um Parlamentar convencido da importância da integração.”
Encerramento do ano legislativo do PARLASUL
A Sessão foi concluída pelo Presidente Mario Colman, que agradeceu o apoio na condução dos trabalhos do Parlamento do MERCOSUL. “Agradeço a todos que colaboraram comigo ao longo desta Presidência. Depois de 14 anos, voltamos a ter reuniões com o Grupo Mercado Comum e outros órgãos do MERCOSUL. Avançamos com a Sede, e também quero destacar o trabalho e o orgulho que nos dá o desenvolvimento do Observatório da Democracia. O PARLASUL se sente representado nesta casa.”
Posse
Tomaram posse os Parlamentares da Delegação argentina: Adalberto Brandoni; Alfredo Olmedo; Ana María Corradi; Álvaro de Lamadrid; Brenda Balbuena; Carlos Kasnya; Cristian Pescara; Diego Sartori; Fabiana Martín; Fabricio Cascino; Franco Metaza; Gabriel Fuks; Gustavo Arrieta; Hector Ocaña; Iván Dubois; Jorge Santilli; José Cáceres; José Feris; Julio César Serna; Júlio Gutiérrez; Laura Sesma; Lilia Puig; Lucas Incicco; María Nicolini; Mariano Arcioni; Mario Nallar; Matías Sotomayor; Miriam Niveyro; Patricio Villegas; Raúl Bittel; Ricardo Branda; Susana Peralta Molina; Teresa Sellarés; Victoria Donda; Yesica Taborda; Yamil Vallejo; José Antonio Romero; Marina Femenía; Rodolfo Eiben; Alejandro Deanes; Carlos Ezequiel Romero y Luis Mariano Fernández. E o Parlamentar Carlos Viana pela Delegação brasileira.