Agência PARLASUL (04/12/2023). A Cúpula Social do MERCOSUL ocorrerá nos dias 4 e 5 de dezembro no Rio de Janeiro, no Museu do Amanhã e no Museu de Arte do Rio (MAR). O evento é organizado pela Presidência Pro Tempore Brasileira do MERCOSUL (PPTB), com o objetivo de fortalecer o diálogo e a participação social com os povos dos países que compõem o MERCOSUL.
Durante a cerimônia de abertura, Márcio Macedo, Ministro da Secretaria-Geral da Presidência, indicou que "o Brasil voltou à participação social. O MERCOSUL não é apenas um mercado sul-americano, é um encontro de culturas e de nossos povos." No mesmo sentido, Eduardo Paes, Prefeito do Rio de Janeiro, detalhou que "esta Cúpula Social permitirá algo muito importante, não apenas aqui, mas sim em todo o mundo, as instituições democráticas foram desafiadas. E o papel social da sociedade foi fundamental na defesa da democracia."
Por sua vez, o Parlamentar Arlindo Chinaglia, Vice-presidente do Parlamento do MERCOSUL pelo Brasil, destacou a importância das recentes reuniões entre autoridades dos órgãos decisórios do MERCOSUL e do PARLASUL. "É um pequeno avanço, mas precisamos ir além. A tônica é a defesa da democracia, a defesa da integração de nossos países e a rica troca de informações. Que esta Cúpula Social do MERCOSUL seja o estopim para nosso aperfeiçoamento institucional, preparando ações em defesa da democracia, da política social, do desenvolvimento sustentável e de nossas reservas naturais."
A Embaixadora Gisella Padovan, Secretária de América Latina e o Caribe do Ministério das Relações Exteriores, explicou que "fizemos questão de retomar a atividade presencialmente, porque este é o momento, a participação social vemos como elemento chave, é o momento de ouvir a sociedade civil e receber os insumos da Sociedade Civil para guiar o MERCOSUL do futuro, o MERCOSUL que queremos.”
Verônica Ferreira, representando a sociedade civil pelo Comitê Organizador, da Articulação Feminista Marcosur, afirmou: "Esse esforço de diálogo efetivo da sociedade civil com os governos é fundamental. Quero valorizar o esforço de cada membro da sociedade civil de todo o MERCOSUL para poder estar aqui. Precisamos institucionalizar os processos de participação na agenda da política externa de nosso país e do MERCOSUL."
Anielle Franco, Ministra da Igualdade Racial, cumprimentou todos os movimentos presentes: "Esta Cúpula marca a retomada da participação da sociedade civil nas decisões do bloco depois de 7 anos de interrupção. A sociedade precisa estar ativamente onde as decisões são tomadas”.
A Ministra de Estado das Mulheres, Cida Gonçalves, destacou a presença de quatro ministras mulheres na mesa: "O MERCOSUL não pode aceitar que as mulheres sejam excluídas dos espaços de poder como estão sendo nos diversos países assim como estão sendo no Brasil.”
Finalmente, Fernanda Machiavelli, Secretaria-Executiva do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, celebrou a retomada da Cúpula Social do MERCOSUL: “Hoje temos vários desafios compartilhados por nossos povos. Essa agenda para que possamos com essa esperança na união de nossos povos em torno de uma visão compartilhada de um futuro mais justo, mais solidário e sustentável para todos nós.”
A Cúpula Social do MERCOSUL contou com a participação de 300 representantes da sociedade civil e dos governos do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, reunindo líderes de movimentos sociais e organizações da sociedade civil dos Estados membros do MERCOSUL.
O resultado das discussões durante a Cúpula Social será apresentado aos chefes de Estado no dia 7 de dezembro.
No âmbito da Cúpula Social do MERCOSUL, também foi assinado um Acordo de Cooperação entre o Parlamento do MERCOSUL e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pelo Vice-presidente do PARLASUL, Arlindo Chinaglia, e pela Pró-reitora de UERJ, Professora Cláudia Gonçalves de Lima.
Acesse aqui o vídeo de abertura
https://www.youtube.com/watch?v=bHL6rV6B4CY