Presidente do PARLASUL e Diretor da Itaipú Binacional dialogam sobre temas de integração regional

Agência PARLASUL (08/11/2023). Nesta terça-feira (08) o Presidente do Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL), Parlamentar Mario Colman (Uruguai), e o diretor brasileiro da Itaipú Binacional, Enio Verri, se reuniram no Palácio Legislativo do Uruguai para discutir políticas de integração energética e de infraestrutura no MERCOSUL .

Durante o encontro, ambos os representantes destacaram o papel da Itaipú Binacional e do PARLASUL na geração de vínculos na região, que abrangem também outros elementos fundamentais para o processo de integração, como os relacionados à cultura, educação, cidadania e desenvolvimento social e local.

O Presidente Mario Colman comentou que o PARLASUL é a instituição onde se originaram importantes mecanismos de negociação e projetos de integração em infraestrutura e energia no âmbito da Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. “Nosso objetivo é gerar vínculos de cooperação com Itaipu para desenvolver e realizar atividades e capacitação em integração fronteiriça e integração energética, para dar impulso à nossa Escola de Governo em sua missão de formação para integração, tanto para Parlamentares quanto para o público em geral. ” .

No mesmo sentido, o Diretor Enio Verri enfatizou o desejo de fortalecer os laços de cooperação com o PARLASUL em questões de infraestrutura e desenvolvimento de projetos regionais de integração energética. Destacou também o compromisso da Itaipú Binacional com a Universidade da Integração Latino-Americana (UNILA), informando que a instituição está colaborando para a realização das obras da universidade, o que poderá lançar as bases para o seu desenvolvimento como universidade do MERCOSUL. “O Parlamento do MERCOSUL é um ator fundamental para a integração e participação de todos os países do bloco em iniciativas desta natureza”, afirmou Enio Verri.

Tratado Binacional de Itaipu

Além disso, o Diretor de Itaipú destacou que “está em andamento a negociação da renovação do acordo binacional de Itaipú entre Brasil e Paraguai. Isto representa um passo significativo na colaboração energética na região. A verdadeira integração passa pela integração energética entre os países do MERCOSUL.”

A Itaipu Binacional, localizada na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, às margens do rio Paraná, é uma das maiores usinas hidrelétricas de geração de energia do mundo. A usina tem capacidade instalada de cerca de 14 GW (gigawatts), o que a torna uma importante fonte de energia para os dois países. A represa tem sido essencial para o fornecimento de energia elétrica ao Brasil e ao Paraguai, contribuindo significativamente para seus sistemas elétricos.

Sua história remonta à década de 1960, quando os dois países concordaram em construir uma hidrelétrica no rio Paraná, que serviria de fronteira natural entre eles. Essa colaboração resultou na assinatura do Tratado de Itaipu em 1973, e a construção da barragem teve início em 1975.

A Usina de Itaipu tem sido um exemplo de cooperação internacional bem-sucedida na geração de energia hidrelétrica em grande escala do mundo. Ao longo dos anos tem proporcionado uma quantidade substancial de energia limpa e renovável ao Brasil e ao Paraguai, e tem servido de modelo para a construção de usinas em outras partes do mundo como a de Três Gargantas, na China, considerada a maior hidrelétrica do mundo.