Observatório da Democracia do PARLASUL acompanhará eleições na Argentina

Agência PARLASUL (20/10/2023) - Neste fim de semana, o Observatório da Democracia estará presente nas eleições gerais da Argentina. A delegação do Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) integrará o Programa de Convidados Internacionais, coordenado pela Direção Nacional Eleitoral e pela Câmara Eleitoral da Argentina.

Compõem a delegação o Presidente do PARLASUL, Mario Colman (Uruguai), e os Parlamentares Arlindo Chinaglia (Brasil); Hugo Meza, Noelia Cabrera e Rodrigo Gamarra (Paraguai); Ubaldo Aita e Daniel Peña (Uruguai).

Nas eleições nacionais, que ocorrerão no domingo, 22 de outubro, os cidadãos argentinos escolherão seus representantes para diversos cargos: Presidente e Vice-Presidente; 19 Parlamentares do MERCOSUL por distrito nacional; 24 Parlamentares do MERCOSUL por distrito regional; 130 deputados nacionais em todo o país; e 24 senadores nacionais em 8 províncias.

A agenda do Observatório começará nesta sexta-feira, 20 de outubro, com uma série de reuniões significativas. Às 10h30, a delegação se encontrará com autoridades da Direção Nacional Eleitoral (DINE) e da Câmara Nacional Eleitoral (CNE) na Casa Rosada para analisar o processo eleitoral de 2023. Posteriormente, terão encontros com representantes de diversas campanhas políticas e debaterão sobre o controle do financiamento destas.

No sábado, 21, a agenda continuará com mais reuniões com representantes de campanhas políticas e um encontro crucial com o Comando Geral Eleitoral para discutir os detalhes operacionais das eleições de 2023.

No dia das eleições, domingo, 22 de outubro, a delegação desempenhará um papel ativo desde o início da manhã, acompanhando a abertura das mesas de votação. Ao longo do dia, observarão o procedimento em diversos centros de votação e, finalmente, assistirão ao encerramento da votação. O dia será concluído com uma visita ao Centro de Computação, onde serão testemunhas diretas da contagem dos votos e dos resultados preliminares.

Esta iniciativa destaca o compromisso da Argentina com a transparência e a cooperação internacional em assuntos eleitorais, reafirmando a importância dos processos abertos e verificáveis para a consolidação democrática na região.

Para mais informações sobre a Missão in loco, você pode entrar em contato com o Coordenador, Alexandre Andreatta, ligando ou enviando uma mensagem pelo WhatsApp para o +55 61 99287 5791, ou enviando um e-mail para aandreatta@parlamentomercosur.org.