PARLASUL e FAO promovem ações legislativas na luta contra a fome no MERCOSUL

Agência PARLASUL (19/10/2023). Na quarta-feira, 18, o Presidente do Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL), Mario Colman, reuniu-se com o Oficial do Programa Espanha - FAO para a América Latina e o Caribe, Luis Lobo, com o objetivo de consolidar o trabalho nos parlamentos regionais na luta contra a fome e as ações legislativas no MERCOSUL que impactam o direito à alimentação.

 
O encontro ocorreu no Palácio Legislativo, em Montevidéu, Uruguai, com o propósito de promover o trabalho conjunto, com o suporte técnico da FAO por meio de reuniões, debates, audiências públicas e outras atividades parlamentares que abordem questões importantes para a região e envolvam diferentes representações no debate.


O especialista Luis Lobo, amplamente reconhecido na área de segurança alimentar e nutrição, combate à fome e desnutrição, compartilhou com o Presidente do PARLASUL uma troca de ideias e propostas destinadas a fortalecer o trabalho do parlamento regional por meio do estabelecimento de alianças estratégicas, promoção de políticas eficazes e apoio a projetos de declaração e recomendação.


O Presidente do PARLASUL ressaltou a importância de colaborar com especialistas na busca por soluções eficazes para os desafios enfrentados pela região. Colman reconhece a importância de estabelecer alianças estratégicas com organizações como a FAO, que desempenharam um papel fundamental na criação de laços, como o Frente Parlamentar contra a Fome desde 2017.


Por meio da implementação do plano de trabalho anual, com foco na promoção da ação parlamentar em prol da agricultura familiar e do impacto das mudanças climáticas na segurança alimentar, bem como o apoio a projetos de recomendação relacionados à agricultura sustentável e à igualdade de gênero no desenvolvimento rural. Essa reunião reflete o compromisso do PARLASUL, juntamente com a FAO e a Cooperação Espanhola, na construção de um MERCOSUL mais forte e unido.


Frente Parlamentar Contra a Fome do PARLASUL


Em 2019, o PARLASUL criou sua Frente Parlamentar contra a Fome e aderiu à iniciativa da FAO a nível internacional. Essa iniciativa foi lançada em 2009 e conta com o apoio do Programa Espanha-FAO. É uma rede plural de legisladores presente em mais de 20 países da região, trabalhando para cumprir o compromisso da Iniciativa América Latina e Caribe sem Fome 2025.