Parlamentares Jovens visitam a Sede do Parlamento do MERCOSUL

Agência PARLASUL (10/10/2023). Na manhã de hoje, os representantes uruguaios do Parlamento Juvenil do MERCOSUL (PJM) 2023 foram cordialmente recebidos pelo Presidente do Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL), Mario Colman, e pelo Parlamentar Conrado Rodríguez na sede do MERCOSUL. Esta reunião constitui uma etapa preparatória crucial em antecipação ao 13° Encontro do PJM, programado para ocorrer em Buenos Aires entre os dias 27 e 30 de outubro.

Neste encontro, contou-se com a participação de 19 delegados jovens do Ensino Médio, acompanhados por 2 professores e a equipe de autoridades da Administração Nacional de Educação Pública (ANEP-Uruguai). Além disso, autoridades da Secretaria do MERCOSUL e da Secretaria de Comunicação e Relações Institucionais do PARLASUL estiveram presentes, destacando a importância da ativa participação da juventude no contexto democrático.

Em nome da ANEP, o Diretor de Relações Internacionais, Héctor Goñi, apresentou o evento aos estudantes, afirmando que "estamos realizando o sonho de levar o Parlamento Juvenil do MERCOSUL a todo o país". Durante sua exposição, o Parlamentar Conrado Rodríguez complementou essas palavras, enfatizando a importância de "trabalhar com consciência e convicção".

O Presidente Mario Colman, por sua vez, ressaltou a valiosa contribuição dos jovens e incentivou mais adolescentes a se juntarem a essa iniciativa que empodera a juventude no processo democrático. Ele enfatizou que "esta é a casa das vozes, não apenas dos governos, mas também dos cidadãos".

Durante o encontro, os estudantes participaram ativamente, expressando suas expectativas de melhorar a inclusão nas escolas e garantir a efetiva participação dos jovens na sociedade. Este encontro entre os parlamentares jovens do Uruguai e os representantes do PARLASUL representa um passo significativo no fortalecimento da participação cidadã e na interação entre diferentes gerações na tomada de decisões políticas e legislativas.

O Parlamento Juvenil do MERCOSUL constitui uma plataforma única para que jovens, com idades entre 14 e 18 anos e cursando o Ensino Médio, apresentem propostas e contribuam para a construção de uma cidadania ativa. Este ano, a ANEP, sob o lema "A Escola Média que queremos", os jovens têm demonstrado seu compromisso com a melhoria contínua da educação e seu papel na construção de um Uruguai mais democrático e equitativo.