Agência PARLASUL (26/09/2023). Nesta segunda-feira, 25 de setembro, no âmbito da LXXXIX Sessão Ordinária, Parlamentares do MERCOSUL receberam o Secretário de Malvinas, Antártida e Atlântico Sul do Ministério das Relações Exteriores da Argentina, Embaixador Guillermo Carmona, quem apresentou a situação atual da Questão das Malvinas e o livro "As Negociações Diplomáticas da Questão das Malvinas, 1966-1982".
Esta iniciativa partiu da Vice-Presidente Cecilia Britto (Argentina), que agradeceu a presença do Secretário Carmona e enfatizou que "para nós argentinos, este é um assunto muito importante que nos une, as Malvinas".
O Embaixador Guillermo Carmona destacou o papel deste Parlamento e sua importância para a região em termos de integração regional, seu compromisso com a democracia e os direitos humanos. "Quero agradecer ao PARLASUL pelo apoio histórico que oferece à questão das Malvinas".
Vale ressaltar que a Questão das Malvinas tem estado presente nos debates do PARLASUL desde o início, com um total de 20 atos aprovados pelo Plenário: 16 Declarações, três Recomendações e uma Disposição. A primeira foi em junho de 2007 e a mais recente em junho de 2023.
Da mesma forma, Carmona ressaltou que "sempre foi enfatizado neste Parlamento que esta causa não é apenas da Argentina, mas de toda a região, assumida pelos governos e povos de nossa região (...) Também é muito importante o papel que o Parlamento do MERCOSUL está desempenhando no contexto do parlamentarismo em nossa região e em relação a outras regiões do mundo".
O Secretário Guillermo Carmona, que foi Parlamentar do MERCOSUL entre 2013 e 2015, agradeceu o apoio do Parlamento do MERCOSUL à Argentina, expresso em várias declarações sobre as Malvinas, e entregou o livro "As Negociações Diplomáticas da Questão das Malvinas, 1966-1982", que sintetiza as negociações entre Argentina e Reino Unido nesse período, de acordo com a Resolução 2065 da Assembleia Geral da ONU.
Durante a reunião, estiveram presentes o Presidente do PARLASUL, Mario Colman (Uruguai), os Vice-Presidentes Cecilia Britto (Argentina), Arlindo Chinaglia (Brasil) e Derlis Maidana (Paraguai), bem como os Chefes de Delegação Alejandro Karlen (Argentina), Nelson Trad (Brasil) e Nicolás Viera (Uruguai), bem como outros membros do PARLASUL.