Cooperação e defesa do multilateralismo são os temas principais da Assembleia Parlamentar EuroLat

Agência PARLASUL (27/07/2023). A Delegação Externa do Parlamento do MERCOSUL da Assembleia Euro-Latino-Americana (EuroLat), presidida pelo Parlamentar uruguaio Mario Colman, participou da décima quinta Assembleia Parlamentar EuroLat em Madrid, entre a segunda-feira dia 24 e quinta-feira dia 27.

Se destaca que na Sessão Solene de abertura, na quarta-feira, 26, participaram as autoridades espanholas, Ander Gil, Presidente do Senado, Meritxell Batet, Presidenta do Congresso dos Deputados, e José Manuel Albares, Ministro de Assuntos Exteriores do Governo da Espanha, que deram as boas-vindas a todos os Parlamentares.

O debate desta Plenária centrou-se na importância da revitalização do multilateralismo global, assim como destacou a necessidade de continuar promovendo e fortalecendo a Parceria Estratégica Birregional entre a América Latina e a União Europeia, baseando-se em princípios, valores e interesses comuns.

Outros assuntos provenientes dos relatórios e recomendações preparadas previamente pelas Comissões e Grupos de Trabalho da EuroLat tiveram destaque na Sessão, como o combate aos discursos de ódio, a regulação das plataformas digitais, os desafios da COVID-19 na educação e saúde, o acesso à água, o combate ao crime organizado, as negociações comerciais e a declaração universal dos direitos da natureza.

Por fim, vale mencionar o apoio dos Parlamentares em relação aos processos de integração regional, especialmente o Acordo MERCOSUL-UE, que se espera que seja assinado ainda em 2023, assim como os Acordos de Associação entre a UE e a América Central, México e Chile.

No encerramento da Sessão Plenária, participaram o Presidente do Senado da Espanha, Ander Gil, o Presidente do Componente Europeu, Javi López, e o recentemente eleito Presidente do Componente Latino-Americano, Amado Cerrud.

A Delegação do PARLASUL foi composta pelo Presidente do PARLASUL, Parlamentar Mario Colman (Uruguai); a Vicepresidenta pela Argentina, Cecilia Britto; as Parlamentares Julia Perié, Maria Femenía, Elena Corregido e o Parlamentar Alejandro Karlen (Argentina); os Parlamentares Arlindo Chinaglia e Odair Cunha (Brasil); o Chefe de Delegação do Uruguai, Daniel Caggiani, e os Parlamentares Conrado Rodríguez, Sergio Botana e Ubaldo Aíta (Uruguai).

Grupos de Trabalho

No dia de ontem, 26 de julho, foi realizado um encontro com a Sociedade Civil, onde se debateu a redução das desigualdades para promover o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento das democracias na América Latina e na União Europeia, contando com a participação dos Parlamentares argentinos Cecília Britto, Julia Perié, Marina Femenía e Alejandro Karlen.

Durante a atividade, os Parlamentares presentes destacaram a necessidade de discutir o Acordo MERCOSUL-UE de maneira justa e equitativa, além de manifestarem a necessidade de adequação para a apresentação de emendas aos acordos, considerando as peculiaridades do componente latino-americano.

Por outro lado, na reunião do Grupo de Trabalho sobre Segurança Alimentar, com a participação de representantes da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), da Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB) e outros especialistas, se discutiu sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 (Fome Zero) e os resultados da última Cúpula Mundial contra a fome e a malnutrição onde participou pelo PARLASUL o Parlamentar Alejandro Karlen.

EuroLat

A Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana é uma instituição parlamentar birregional estabelecida em 1999 e constituída em 2006, que fomenta a cooperação entre a União Europeia e a América Latina e o Caribe. A EuroLat é composta por 150 membros: 75 do Parlamento Europeu e 75 do componente latino-americano, incluindo representantes de vários parlamentos regionais e congressos da América Latina.

A próxima reunião da EuroLat terá lugar em Santo Domingo (República Dominicana) entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro deste ano.

Com informações da página oficial do Senado da Espanha.