Agência PARLASUL (25/07/2023). Nesta terça-feira, os membros da Delegação Externa do Parlamento do MERCOSUL, presidida pelo Parlamentar Mario Colman, participaram das reuniões das Comissões Permanentes da EuroLat, onde mais de 100 Parlamentares debateram sobre diversos projetos em suas ordens do dia.
Vale ressaltar que na segunda-feira, 24, antes das reuniões das Comissões, os Parlamentares europeus e latino-americanos foram recebidos pelo Rei Felipe VI da Espanha, com quem tiveram uma audiência centrada em revitalizar o diálogo birregional.
Primeiramente, a Comissão de Desenvolvimento Sustentável, Meio Ambiente, Política Energética, Pesquisa, Inovação e Tecnologia teve uma reunião produtiva, na qual participaram os Parlamentares do MERCOSUL, Arlindo Chinaglia, atual Co-Presidente da Comissão. Além disso, participaram o Parlamentar Odair Cunha (Brasil), Julia Perié (Argentina), Cecilia Britto (Argentina), Ubaldo Aíta (Uruguai) e Elena Corregido (Argentina), que debateram sobre formas de superar os desafios fiscais em tempos de crise: Alternativas bem-sucedidas com vistas à implementação da transição verde.
Na Comissão de Assuntos Econômicos, Financeiros e Comerciais, participaram os Parlamentares Alejandro Karlen (Argentina), Daniel Caggiani e Sergio Botana (Uruguai), onde trabalharam intensamente no projeto de relatório chamado "Escrutínio parlamentar das negociações comerciais e avaliação e acompanhamento dos acordos de livre comércio". Um tema de grande importância para todos os blocos envolvidos.
Após as emendas e a votação correspondentes, houve uma troca de pontos de vista, na qual os Parlamentares do MERCOSUL presentes participaram ativamente. O foco principal dos debates foi a questão da incorporação da perspectiva de gênero nos futuros acordos comerciais e iniciativas de desenvolvimento econômico entre a UE e a América Latina.
A Comissão de Assuntos Políticos, de Segurança e de Direitos Humanos contou com a participação do Parlamentar da Argentina, Alejandro Karlen. Esta Comissão tratou de vários assuntos, destacando-se o Projeto de Relatório sobre "cooperação internacional e multilateralismo diante da covid-19" e os temas de debate "Fortalecimento da cooperação judicial no combate ao crime transnacional na União Europeia e na América Latina e Caribe" e "Reforço da cooperação para a proteção dos direitos digitais das pessoas".
A Comissão de Assuntos Sociais, Juventude e Crianças, Intercâmbios Humanos, Educação e Cultura tratou principalmente do Projeto de Relatório sobre "cooperação birregional para o fortalecimento dos sistemas de saúde, acesso e distribuição de vacinas e pesquisa científica diante das pandemias". É importante destacar que esta comissão é co-presidida pela Parlamentar do MERCOSUL Marina Femenía e participaram também os Parlamentares Alejandro Karlen e Conrado Rodriguez.
Esta Comissão também trabalhou no Documento sobre "medidas para a mobilidade social como instrumento para superar a pobreza e a desigualdade social na associação euro-latino-americana em contextos de crise" e debateu sobre o tema "Cooperação e diálogo na construção de sistemas integrais de cuidado na União Europeia e América Latina e Caribe".
Após a finalização dos trabalhos das Comissões Permanentes, as reuniões dos grupos e subgrupos de trabalho se realizaram pela tarde. Primeiro, reuniu-se o Grupo de Trabalho sobre Segurança, Crime Organizado Transnacional e Terrorismo, que contou com a presença do Parlamentar Alejadro Karlen (Argentina), que compartilhou sua visão durante o período de debate do Projeto de recomendação sobre "combate ao crime organizado na União Europeia e América Latina e Caribe".
Simultaneamente, ocorreu o Fórum Euro-Latino-Americano da Mulher, onde a Parlamentar do MERCOSUL, Julia Perié, é a Co-Vice-Presidente. O tema principal do debate foi "Vulnerabilidades da posição socioeconômica das mulheres na Europa e América Latina". Neste Fórum, participaram ativamente as Parlamentares Julia Perié, Cecilia Britto, Elena Corregido e Marina Femenía, além dos Parlamentares Mario Colman (Uruguai), Presidente do PARLASUL, e Sergio Botana (Uruguai). Também se destacou a presença e participação da Vice-Presidente da República Oriental do Uruguai, Beatriz Argimón.
Assim terminaram as atividades deste dia, deixando todos os materiais e relatórios aprovados para serem debatidos e votados no Plenário durante o dia de quinta-feira.
Sessão inaugural
Nesta quarta-feira, 26, ocorrerá a abertura na sede do Senado espanhol, a cargo do Presidente do Governo da Espanha em exercício, Pedro Sánchez, do Presidente do Senado, Ander Gil, e haverá intervenções por parte da Presidenta do Congresso dos Deputados, Meritxell Batet, e dos Co-Presidentes da EuroLat, o eurodeputado Javi López, e o Parlamentar colombiano Óscar Darío Pérez.
EuroLat
A Assembleia é composta por 150 membros. Entre os 75 membros do componente latino-americano estão incluídos representantes do Parlatino (Parlamento Latino-Americano), Parlandino (Parlamento Andino), Parlacen (Parlamento Centro-Americano), PARLASUL (Parlamento do MERCOSUL) e as Comissões Parlamentares mistas de Chile e México.