PARLASUL participa na Cúpula de Chefes de Estado do MERCOSUL

Agência PARLASUL (04/07/2023). Foi realizada nesta terça-feira, dia 4, em Puerto Iguazú, Argentina, a LXII Cúpula de Chefes de Estado do MERCOSUL e Estados Associados. Cabe destacar que participaram da Cúpula, o Presidente do Parlamento do MERCOSUL, Mario Colman (Uruguai), acompanhado pelos Vice-Presidentes Cecilia Britto (Argentina) e Celso Russomanno (Brasil).

Na apresentação do Relatório da Presidência Pro Tempore da Argentina, o Chanceler Santiago Cafiero explicou as principais diretrizes trabalhadas neste semestre, ressaltando o "papel das pequenas e médias empresas do MERCOSUL", bem como "o fortalecimento de nossos mercados internos". Também mencionou a aprovação da reforma do regime de origem do MERCOSUL, bem como o início dos trabalhos do grupo Ad Hoc sobre comércio e desenvolvimento sustentável.

Em seguida, o Presidente da Argentina, Alberto Fernández, disse em seu discurso que “o MERCOSUL é sem dúvida o processo de integração mais sólido que a América do Sul desenvolveu. Conseguimos ter interesses permanentes (...) O MERCOSUL representa uma oportunidade para nossas empresas, como mercado comum e para terceiros que veem nesse mercado ampliado uma expansão atraente para suas próprias produções”.

De imediato, o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, sinalizou que o país “assume hoje a presidência pro tempore com a determinação de realizar esses esforços, levá-los adiante na frente econômica e comercial (...) vamos explorar novas frentes de negociação, como China, Indonésia, Vietnã e países da América Central e do Caribe.” Lula também mencionou a discussão de questões ambientais e a necessidade da adesão da Bolívia como membro pleno.

Por sua vez, o Presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, disse que o grande desafio é “modernizar o funcionamento desta instituição regional para enfrentar os desafios do cenário global, com os valores de solidariedade e complementaridade. O verdadeiro desafio é representar nossa capacidade regional. O MERCOSUL deve ser tão amplo como para receber a diferentes presidentes com distintas formas de pensar o Estado, a Economia e a Sociedade”.

Da mesma forma, o Presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, assegurou que “o MERCOSUL deve se flexibilizar”. Lacalle também desejou sorte ao Presidente Lula, “sei que ele vai se empenhar para finalizar a negociação do acordo com a União Europeia. Como sócios do MERCOSUL é que avançamos todos juntos, se não pudermos fazer dessa maneira, o faremos bilateralmente. A verdade é que substancialmente não há nada, e o Uruguai está lutando para conseguir mercados”, afirmou Lacalle.

PARLASUL

Ao final da jornada, o Presidente Mario Colman explicou que a participação do Parlamento do MERCOSUL na Cúpula de Presidentes foi "muito importante porque discutiram os assuntos mais importantes do MERCOSUL: o Tratado com a União Europeia, a importância de que cada país tenha suas eleições livres e democráticas, a institucionalidade do MERCOSUL e a possibilidade de caminharmos juntos de forma que avance um MERCOSUL forte, mas, sobretudo, se abra para o mundo”.

O Vice-Presidente Russomanno comentou a intervenção do Presidente Lula da Silva, declarando que “a reunião foi produtiva, a presidência foi transferida para o Brasil, e o Presidente Lula destacou a união do MERCOSUL e inclusive a adesão de outros países ao bloco". Russomanno também sinalizou o apelo do presidente brasileiro ao diálogo, “as reivindicações devem ser ouvidas para a construção de um bloco econômico forte, e vamos continuar trabalhando, nós que somos defensores do MERCOSUL, e sabemos da importância em todo o mundo, pelo qual queremos continuar nessa construção”.

Por sua vez, a Vice-Presidente Britto ressaltou que “é muito importante que nosso Parlamento do MERCOSUL ocupe o lugar institucional que lhe corresponde no âmbito deste bloco regional”. Britto também afirmou que "essa agenda que o PARLASUL vem construindo com o Observatório, com os vínculos com outros continentes como Europa, África, América Latina e o Caribe são as agendas que nosso Presidente trouxe como relatório e podemos continuar mostrando e contando nesses espaços importantes”.