Presidente do PARLASUL destaca o papel da diplomacia parlamentar na aprovação do Acordo MERCOSUL-UE

Agência PARLASUL (03/07/2023). Nesta segunda-feira (03), o Presidente do Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL), Parlamentar uruguaio Mario Colman, acompanhado dos Vice-presidentes Cecilia Britto (Argentina) e Celso Russomano (Brasil), participaram da LXII Reunião do Conselho do Mercado Comum (CMC), em Puerto de Iguazú, Misiones.

O Ministro das Relações Exteriores da Argentina, Santiago Cafiero, liderou a reunião do CMC afirmando que “o espírito desta reunião é continuar apostando no integracionismo latino-americano. Nossa integração sul-americana. Isso é continuar lançando possibilidades em um mundo tão incerto. Precisamos construir as bases para o desenvolvimento de nossos povos”. 

Após a intervenção dos Chanceleres e das altas autoridades, o Presidente do PARLASUL, Parlamentar Mario Colman, indicou que “o MERCOSUL, criado há mais de 30 anos, demonstrou ser uma plataforma vital para a integração e o desenvolvimento econômico, social e político dos nossos países. No entanto, enfrentamos desafios para aproveitar plenamente o seu potencial. Somos o quinto maior bloco econômico do mundo e temos um enorme potencial em áreas tão vitais como a alimentação, o ambiente e a cultura”. 

Por outro lado, acrescentou mencionando que “o Parlamento do MERCOSUL alcançou um lugar de relevância no processo de integração, ecoando e projetando as vozes cidadãs que expressam a diversidade cultural e política das comunidades da nossa região continental; buscando consolidar as democracias em um ambiente de liberdade, pluralismo e estado de direito como expressão legítima da vontade de nossos povos”. 

Nesse contexto, anunciou que durante sua Presidência proporá que o PARLASUL tenha iniciativa legislativa em todos os temas da agenda regional e possa sancionar regulamentos sujeitos à aprovação dos parlamentos dos países membros, reunindo assim a necessária coordenação internacional sobre questões comuns com os poderes das instituições nacionais. 

Da mesma forma, explicou “o importante papel desempenhado pelo Observatório da Democracia do Parlamento do MERCOSUL, organismo que, pela sua atuação como observador eleitoral praticamente a nível continental, alcançou o prestígio de se afirmar como uma instituição amplamente respeitada, cujos pareceres e relatórios constituem inputs de grande importância na análise da regularidade e cristalinidade dos processos eleitorais. 

O Presidente Colman também enfatizou a questão do Acordo MERCOSUL-União Europeia, no qual destacou que “o Parlamento Europeu é fundamental na aprovação do acordo (...) o Parlamento do MERCOSUL possui um papel central na diplomacia parlamentar, que facilita amenizar os caminhos que levam a esse objetivo há muito buscado, porém adiado. A ratificação do Acordo Comercial MERCOSUL-UE é de extrema importância para consolidar e aprofundar nossas relações com a Europa”, pelo qual destacou a declaração aprovada na última Sessão Plenária

Finalmente, em seu discurso, o Presidente do PARLASUL informou sobre a iniciativa denominada cooperação SUL-SUL, referindo-se ao relacionamento com o continente africano. Segundo Colman, esta é uma nova oportunidade de integração regional estrategicamente positiva, onde o Reino do Marrocos é reconhecido como seu líder. Cabe salientar que já se iniciaram as negociações para a instalação da Assembleia África - América Latina e o Caribe (AfroLat), indicou o Presidente do PARLASUL.