Parlamentares latino-americanos e caribenhos impulsionam aliança ibero-americana pela segurança alimentar

Agência PARLASUL (14/06/2023). Nesta quarta-feira (14), foi realizado na cidade de Santiago, no Chile, o X Fórum da Frente Parlamentar contra a Fome da América Latina e do Caribe, apoiado pela FAO América, por meio da iniciativa América Latina e Caribe sem fome, e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e Agência Mexicana de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AMEXCID), com a participação de mais de 70 parlamentares de cerca de 20 países latino-americanos e caribenhos.

Na abertura, estiveram presentes Mario Lubetkin, Subdiretor-Geral e representante regional da FAO para a América Latina e o Caribe, juntamente com altas autoridades parlamentares do Chile, Bolívia, Espanha, Honduras, México, Guatemala, embaixadores e representantes da AMEXCID. "Melhorar a segurança alimentar e a nutrição não será possível sem a vontade política e o trabalho das frentes parlamentares contra a fome. Quando as políticas públicas e os programas são respaldados por uma legislação adequada, os números da fome e da desnutrição podem diminuir significativamente", afirmou Mario Lubetkin, Representante da FAO.

Durante o debate, por meio de diferentes reuniões, foram abordados temas essenciais de segurança alimentar e nutricional, com destaque para as atuais estatísticas da fome e, portanto, as soluções para reverter esses números. Da mesma forma, foi discutido o papel dos parlamentos na conquista do ODS 2: Fome Zero no cenário mundial atual.

Em seguida, o trabalho parlamentar sobre segurança alimentar e nutricional com foco de gênero avançou, com parlamentares da região apresentando questões especialmente relacionadas às mulheres camponesas da Mesoamérica e da América do Sul. Em seguida, ocorreram apresentações sobre a construção de uma Aliança Ibero-americana, bem como sugestões e recomendações dos aliados da ação parlamentar.

Outro ponto relevante foi a apresentação do progresso dos planos de trabalho de cada capítulo nacional e regional das frentes e a prestação de contas da atual Comissão Coordenadora Executiva. Nesse sentido, o parlamentar Braulio Siva, em representação do Parlamento do MERCOSUL, resumiu as ações realizadas pela Frente PARLASUL, destacando em seu discurso a Declaração de interesse regional da Lei da agricultura familiar, camponesa e indígena, que recomenda a implementação de políticas públicas em agroecologia e promove a igualdade de gênero na promoção do desenvolvimento sustentável do meio ambiente, como o desenvolvimento integral das mulheres rurais.

Também foram designadas as novas autoridades, sendo a parlamentar Sonia Rojas Mendez, da Costa Rica, a nova coordenadora regional e a parlamentar Laura Párraga, da Bolívia, como coordenadora adjunta regional, da Comissão Coordenadora Executiva do Frente Parlamentar contra a Fome da América Latina e do Caribe.

Por fim, foi aprovada a Declaração final do X Fórum do FPH-ALC, que reafirma, entre outros temas, a necessidade de fortalecer a vinculação com a sociedade civil e expandir alianças parlamentares, além de reforçar a adoção explícita de uma abordagem de gênero em todas as atividades do Parlamento.

Conversatório "Segurança Alimentar na Agenda Pública"

Na terça-feira (13), antes do X Fórum Parlamentar, também na Sede Regional da FAO para a América Latina e o Caribe, profissionais de comunicação, legisladores e especialistas da FAO, da AECID e da AMEXCID discutiram, em um conversatório, a importância do sistema de mídia, o papel dos jornalistas e a comunicação política na instalação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2: Fome Zero nas agendas públicas da Ibero-América, bem como o papel da mídia e dos parlamentos na luta contra a fome e a desnutrição na Ibero-América.