Agência PARLASUL (13/06/2023) - O Presidente do Parlamento do MERCOSUL, Rubén Bacigalupe, destacou a posição estratégica do Marrocos como ponto de acesso aos mercados do continente africano para os países sul-americanos.
Durante uma reunião em Rabat com Nadia Bouaida, Presidente da Comissão de Assuntos Externos, Defesa Nacional, Assuntos Islâmicos e Marroquinos Residentes no Exterior da Câmara de Representantes, Bacigalupe expressou seu profundo respeito pelo modelo de desenvolvimento que está sendo experimentado pelo Marrocos, ao qual qualificou de referência em diversas áreas.
Bacigalupe enfatizou que sua visita ao Marrocos tem como objetivo explorar as perspectivas de cooperação econômica e fortalecer as relações diplomáticas entre o Marrocos e os países membros do MERCOSUL.
Por sua vez, Bouaida elogiou a experiência de integração econômica dos países do MERCOSUL. Em sua visão, este modelo que reúne países emergentes e influentes na economia global, deve servir como exemplo para a construção de agrupamentos econômicos, especialmente na era da globalização.
A reunião serviu como oportunidade para que a delegação do MERCOSUL conhecesse as conquistas alcançadas pelo Marrocos em várias áreas, particularmente em setores relacionados à aceleração industrial, à agricultura, às energias renováveis, à gestão da crise hídrica e à questão migratória.
Tanto Bacigalupe quanto Bouaida, expressaram seu interesse em fortalecer as relações parlamentares e a coordenação de esforços a nível internacional em prol da democracia e dos direitos humanos.
AFROLAC
Antes deste encontro, Bacigalupe teve conversas com o Presidente da Câmara de Conselheiros, Enaam Mayara, onde também se destacou a importância de fortalecer os canais de comunicação e cooperação parlamentar e econômica entre ambas as partes. Ele enfatizou a necessidade de continuar avançando com a iniciativa do Fórum Parlamentar da África, América Latina e Caribe, (AFROLAC), uma aliança birregional que aposta na cooperação internacional para enfrentar desafios compartilhados e promover um desenvolvimento inclusivo e sustentável.
Bacigalupe e Mayara concordaram em explorar novas oportunidades para impulsionar a agenda do AFROLAC, focando em temas de interesse comum, como as mudanças climáticas, o desenvolvimento econômico, a democracia, os direitos humanos e a promoção do diálogo intercultural e inter-religioso. Ambos os líderes enfatizaram o compromisso mútuo de seus respectivos parlamentos em intensificar a troca de experiências e conhecimentos através deste fórum, contribuindo para a construção de um futuro mais justo e pacífico para as regiões que representam.
Por fim, o Presidente Bacigalupe também participou da Conferência Parlamentar sobre o Diálogo Inter-religioso em Marrakech, organizada pela UIP. Em conversa com a Agência PARLASUR, o Presidente do Parlamento do MERCOSUL, Rubén Bacigalupe, reafirmou seu compromisso com o fortalecimento do diálogo intercultural e inter-religioso, destacando o papel chave deste tipo de eventos no enfrentamento das ameaças existenciais e múltiplas crises globais, incluindo as mudanças climáticas, a crescente desigualdade e a intolerância em suas diversas formas.
Na missão oficial ao Marrocos participaram, pela delegação do Parlamento do MERCOSUL, o Presidente Rubén Bacigalupe (Uruguai), o Vice-presidente Tomás Bittar (Paraguai), a Vice-presidente Cecilia Britto (Argentina), o Chefe da Delegação do Brasil Nelsinho Trad e o Parlamentar argentino Daniel Ramundo.