Parlamentares do MERCOSUL se reúnem com autoridades europeias para promover o Acordo MERCOSUL-UE

Agência PARLASUL (06/08/2023). Uma Delegação de Parlamentares do MERCOSUL, composta pela Mesa Diretora e pela Comissão Temporária de Acompanhamento do Acordo MERCOSUL-UE, reuniu-se com representantes dos diferentes órgãos da União Europeia e grupos políticos para discutir a situação atual deste Acordo MERCOSUL-UE. A Delegação trabalhou intensamente de 5 a 7 de junho em Bruxelas, sede do Parlamento Europeu.

Na terça-feira, dia 6, a Delegação se reuniu e estabeleceu um diálogo produtivo com Marcos Alonso, Embaixador Representante Permanente da Espanha junto à União Europeia; bem como com o Eurodeputado Javi Lopez, Co-Presidente da Assembleia Euro-Latino-Americana, com quem se discutiu o impacto da Guerra Ucrânia-Rússia e as negociações do Acordo MERCOSUL-UE.

Na tarde desse mesmo dia, a Delegação de Parlamentares reuniu-se com a Deputada Dita Charanzová, Vice-Presidente do Parlamento Europeu, onde se destacou uma aproximação institucional entre ambos organismos, e se aproveitou a oportunidade para debater diversos assuntos, especialmente a próxima Cúpula UE-CELAC a ser realizada em julho, em Bruxelas.

No dia seguinte, quarta-feira dia 7, o Acordo de Associação birregional entre o MERCOSUL e a União Europeia foi discutido e analisado com Rupert Schlegelmilch, Diretor da Comissão Europeia, a quem os representantes do MERCOSUL expressaram suas dúvidas sobre alguns aspectos das negociações na referido acordo comercial, em especial a side letter apresentada por seu homólogo europeu referente às questões ambientais e ao capítulo sobre as compras governamentais.

Da mesma forma, foi discutido o papel das organizações da sociedade civil, com Oliver Röpke, Presidente do Comitê Econômico e Social Europeu e Carlos Silva, Presidente do Comitê de Acompanhamento para a América Latina, que detalharam suas apreciações sobre as negociações, como representantes dos interesses dos distintos grupos económicos e sociais da Europa.

Por sua vez, no encontro com Veronique Lorenzo, Chefe da Divisão Sul-Americana do Serviço Europeu de Ação Externa (SEAE), foram discutidos os diferentes aspectos da política externa entre o MERCOSUL e a UE. Esta reunião foi significativa, tendo em conta que o SEAE é o serviço diplomático da UE, e são eles os responsáveis por fazer a política externa da UE com o mundo.

Grupos políticos no Parlamento Europeu

Por último, reuniram-se com deputados de diferentes grupos políticos, entre eles os representantes do Partido Popular Europeu que manifestaram sua oposição à abertura de discussões sobre o Acordo MERCOSUL-UE. Os Deputados de Esquerda do Parlamento Europeu discutiram aspectos como comércio e emprego nas negociações do Acordo, enquanto os Deputados do Grupo dos Verdes expuseram suas preocupações e alguns aspectos como sustentabilidade ambiental nas negociações MERCOSUL-UE .

Esta Delegação do MERCOSUL foi integrada pelos Parlamentares Cecilia Britto, Daniel Ramundo, Carlos López e Lilia Puig (Argentina); Celso Russomano, Nelsinho Trad e Arlindo Chinaglia, (Brasil); Tomás Bittar, Manuel Morinigo e Ricardo Canese (Paraguai); Rubén Bacigalupe e Conrado Rodríguez (Uruguai).

Durante essas reuniões, se deu um frutífero intercâmbio de ideias e pontos de vista sobre o Acordo MERCOSUL-UE e sua situação atual. Os representantes do MERCOSUL expressaram suas dúvidas, preocupações e perspectivas em relação a vários aspectos do acordo.

Essas reuniões permitiram fortalecer os vínculos institucionais entre o Parlamento do MERCOSUL e os diferentes órgãos da União Europeia, bem como estabelecer um diálogo construtivo com representantes de diferentes grupos políticos. A Delegação do MERCOSUL reafirmou seu compromisso com a promoção dos interesses dos países membros e trabalhou para avançar nas negociações do Acordo MERCOSUL-UE em benefício de ambas as regiões.