Agência PARLASUL (01/06/2023). No dia 29 de maio, se concretizou a Reunião de Integração Fronteiriça Misiones - Rio Grande do Sul. O encontro foi promovido pela Presidente do PARLASUL, Cecilia Britto (Argentina) e o Vice-Presidente pela Delegação do Brasil no PARLASUL, Parlamentar Celso Russomanno, com o objetivo de buscar soluções para a iniciativa de financiamento da ponte que ligaria El Soberbio na Argentina e Porto Soberbo no Brasil.
A Presidente do PARLASUL, Parlamentar Cecília Britto, inaugurou a atividade agradecendo aos participantes e dizendo que “só nós que moramos na fronteira podemos ter uma percepção, um sentimento e um conhecimento do que significa a cooperação entre os Estados e as nossas cidades”. Da mesma forma, afirmou que “o rio não nos separa, pelo contrário, nos une de forma cultural. As fronteiras são lugares de oportunidade na medida em que a política e os governos possam contribuir para gerar a infraestrutura necessária para alcançar o desenvolvimento e o crescimento de nossos povos”.
Em seguida, o Vice-presidente pelo Brasil, Parlamentar Celso Russomanno, afirmou que "El Soberbio na Argentina e Porto Soberbo no Brasil não podem ser o fim da linha, e sim devem ser o início de um grande entrosamento entre os dois países". Além disso, mencionou que já existem negociações avançadas com o governador do Rio Grande do Sul para o aporte de recursos que serão utilizados na execução do projeto da obra da ponte.
Em seguida, o Prefeito de El Soberbio afirmou que "uma ponte como esta seria um antes e um depois, criando uma expectativa de portos argentinos, brasileiros e chilenos, e com certeza, criando uma região do lado brasileiro com expectativa de crescimento e nós uma região com plena possibilidade de desenvolvimento”.
Por sua vez, o Prefeito de Tiradentes do Sul argumentou que “estamos aqui representando esse movimento de integração entre Brasil e Argentina, com o objetivo de construir essa ponte internacional, que é um sonho há mais de cinquenta anos. Do lado brasileiro, mais de cinquenta municípios serão beneficiados diretamente pelo comércio e turismo." Concluiu afirmando que “com esta ponte estaremos certamente a promover o crescimento e desenvolvimento desta região”.
O Prefeito de Crissiumal salientou que “a barca que existe hoje para fazer esta viagem só tem capacidade para 8 carros. Não transporta caminhões de carga, portanto, não é possível transportar mercadorias”.
Posteriormente, o Embaixador da Argentina junto à ALADI e ao MERCOSUL, Mariano Kestelboim, disse que "o fato de contar com este instrumento (FOCEM) melhora substancialmente as capacidades competitivas de nossas regiões e especialmente naqueles tipos de regiões mais distantes e com mais dificuldades, por isso este projeto de integração fronteiriça entre Misiones e Rio Grande do Sul é estratégico e está muito alinhado com o propósito do FOCEM”.
Por sua vez, o Embaixador do Brasil na ALADI e MERCOSUL, Antônio Simões afirmou que “entre o Brasil e a Argentina existem quatro pontes, mas deveriam haver quarenta. As quatro pontes são muito pouco para o intercâmbio que existe. Isso mostra claramente que precisamos construir mais pontes.” Prosseguiu afirmando que “a CRPM é a Comissão que aprova os projetos do FOCEM e estávamos discutindo que os projetos deveriam visar a infraestrutura para a integração, bem como a vinculação entre os países. Este projeto que está sendo apresentado hoje está exatamente dentro dessa visão”.
Da mesma forma, a coordenadora do FOCEM, Verónica Ríos, afirmou que “precisamos de um acordo entre os países para ver em que porcentagem as obras serão financiadas”.
Participaram da atividade, o Prefeito de El Soberbio (Argentina), o Prefeito de Tiradentes do Sul (Brasil), o Prefeito de Crissiumal (Brasil), o Prefeito de Três Passos (Brasil), o Embaixador do Brasil na ALADI e no MERCOSUL, Antônio Simões, o Embaixador da Argentina na ALADI e no MERCOSUL, Mariano Kestelboim, a Coordenadora do FOCEM, Verónica Ríos, os Parlamentares do MERCOSUL Carlos Gomes e Pompeo de Matos (Brasil), Julia Perié e Nelson Nicoletti (Argentina), além da Presidente do PARLASUL Cecilia Britto e do Vice Presidente Celso Russomanno.
Fundo de Convergência Estrutural do MERCOSUL (FOCEM)
O FOCEM é um fundo destinado a financiar projetos de promoção da convergência estrutural; desenvolver a competitividade; promover a coesão social, em particular nas economias mais pequenas e nas regiões menos desenvolvidas, e apoiar o funcionamento da estrutura institucional e o reforço do processo de integração.