Comissão Temporária do PARLASUL avança na análise do acordo MERCOSUL-UE

Agência PARLASUL (01/06/2023). A Comissão Temporária responsável por acompanhar o Acordo de Associação birregional entre o MERCOSUL e a União Europeia prosseguiu com suas atividades nesta quinta-feira. Presidida pelo Parlamentar brasileiro Arlindo Chinaglia, foi realizada uma reunião com a participação do Ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Francisco Bustillo, com o objetivo de compreender, sob sua perspectiva, o contexto histórico dessas negociações.

Os membros da Comissão se encontraram com o Ministro Bustillo como parte dos preparativos para a próxima missão do Parlamento do MERCOSUL em Bruxelas, que ocorrerá de 4 a 7 de junho. Durante essa visita, serão realizados encontros com representantes do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia, visando dar continuidade ao acompanhamento das negociações entre os dois blocos e avaliar o estado atual das mesmas.

É importante destacar que a Comissão Temporária considera fundamental obter opiniões de atores institucionais, políticos, sociais e acadêmicos relacionados ao Acordo MERCOSUL-UE. Essa atividade está inserida no plano de trabalho estabelecido para o primeiro semestre de 2023, o qual inclui a realização de seminários internacionais, audiências públicas e reuniões com os governos dos países do bloco.

Participaram da reunião os Parlamentares Arlindo Chinaglia (Presidente), Carlos López e Lilia Puig (Argentina), Manuel Morinigo (Paraguai), Sergio Botana e Conrado Rodriguez (Uruguai).

Comissão Temporária de Acompanhamento do Acordo de Associação Birregional MERCOSUL-UE

A Comissão é um grupo de trabalho especializado do PARLASUL, cuja função é o estudo e parecer sobre a iniciativa do Acordo de Associação Birregional MERCOSUL-UE, esclarecimento de dúvidas dentro de sua área de especialização, acompanhamento dos atos dos governos dos países do MERCOSUL e da União Europeia (UE) relacionados à fase de revisão técnica e promoção das relações com os parlamentos nacionais e organizações parlamentares internacionais do MERCOSUL e da UE, de acordo com o Art. 80 do Regimento Interno do PARLASUL.