Migração irregular é debatida na Assembleia do PARLATINO no Panamá

Agência PARLASUL (19/05/2023). Nesta sexta-feira (19), na sede do PARLATINO, no Panamá, foi realizada a solenidade de abertura da XXXVII Sessão Plenária, presidida pela Parlamentar Silvia Giacoppo (Argentina), que apresentou um relatório sobre as atividades desenvolvidas durante o ano pela instituição.

A Parlamentar Silvia Giacoppo (Argentina) expressou, durante a apresentação do relatório institucional, que o PARLATINO busca “compartilhar e fortalecer nossos objetivos e integrar não apenas em nível regional, mas em nível global. Sem vocês os membros, agências e organizações não teríamos como funcionar. Nosso principal objetivo é estarmos abertos ao mundo”.

Da mesma forma, enunciou as diferentes iniciativas realizadas pela organização, entre elas mencionou que “foi criado o Gabinete da Mulher, para integrar a abordagem de gênero em todos os regulamentos, projetos e ações de nossa instituição”. Por isso, Giacoppo explicou a importância do lema desta Assembleia, e explicou que os encontros terão “a participação de mulheres líderes e nos inspiraram sobre a necessidade de promover políticas públicas que busquem a igualdade, os direitos e o empoderamento de mulheres e meninas na região”. Acrescentou ainda a criação do Gabinete do Futuro, “um espaço que permite pensar questões emergentes para o futuro da sociedade, para fortalecer o trabalho das comissões”.

Neste primeiro dia de Sessão Plenária, o tema principal foi o debate "O impacto da migração irregular na América Latina com ênfase nas mulheres e meninas" da Dra. Samira Gozaine, Diretora do Serviço Nacional de Migração do Panamá, que detalhou a problemática da migração e seu impacto na vida de mulheres e meninas, bem como suas consequências em toda a região.

Deve-se ressaltar que durante esta Assembleia será debatida a aprovação de três leis modelo sobre migração, violência política contra as mulheres e a recuperação das Malvinas. Da mesma forma, foi assinado o Memorando de Entendimento entre o Banco de Desenvolvimento da América Latina-CAF e o PARLATINO.

Participaram mais de 200 Parlamentares da América Latina e Caribe, Marrocos, Emirados Árabes Unidos, Zimbábue e Cabo Verde, além dos Parlamentares do MERCOSUL, Cecilia Britto, Presidente Interina do PARLASUL, e o Vice-Presidente Tomás Bittar; Amado Cerrud, Presidente do PARLACEN; Gloria Flórez Schneider, Presidente do PARLANDINO, entre outros.