Agência PARLASUL (09/05/2023). Na terça-feira (09), reuniu-se a Comissão Temporária de Acompanhamento do Acordo de Associação Birregional MERCOSUL-União Europeia, presidida pelo Parlamentar Arlindo Chinaglia (Brasil), onde receberam autoridades argentinas membros do Serviço Exterior da República Argentina.
Os representantes dialogaram sobre a situação atual e a importância para o bloco regional deste acordo, bem como sobre as diversas estratégias nas reuniões e consultas com todos os envolvidos durante as negociações.
O Parlamentar Arlindo Chinaglia, Presidente da Comissão Temporária, agradeceu aos expositores suas contribuições à Comissão e consultou sobre temas relacionados a compras públicas, questões sanitárias, patentes e agrotóxicos. Após, manifestou que "este acordo nos prepara para questões futuras". Ele destacou o papel dos parlamentos nacionais nesse aspecto.
Por sua vez, a Parlamentar Lilia Puig (Argentina) concordou em analisar o tema sob a perspectiva do rearranjo comercial do mundo atualmente. Além disso, ela expressou sua preocupação com a desindustrialização e a necessidade de modernização para os novos desafios enfrentados pelas mudanças climáticas. "Nossos países estão em ótimas condições, há desenvolvimento tecnológico e científico (...) hoje não podemos separar uma coisa da outra pelo impacto das tecnologias na produção, elas terão que se relacionar mais com o mundo empresarial."
Também, o Parlamentar Chinaglia fez referência a um possível acordo com a China, dado o papel que o país desempenhou na região e no mundo, e a Parlamentar Puig chamou a atenção para a região asiática: "Temos concorrentes em produtores de matérias-primas, como a Austrália, e se a China está dentro dessa região, buscará o favorecimento destes parceiros".
Da mesma forma, com relação às questões complementares e para compreender a importância do acordo, Puig explicou que "deveríamos levar em conta para o debate sobre o 'split', até onde os europeus precisam de um 'sim' nosso, até onde podemos influenciar essa decisão".
Por fim, as intervenções dos membros do Serviço Exterior argentino estão enquadradas em sua experiência durante o acompanhamento e participação das negociações do Acordo MERCOSUL-União Europeia em 2019. É fundamental para essa Comissão Temporária considerar as referências de atores institucionais, políticos, sociais e acadêmicos, relacionados ao Acordo MERCOSUL-UE.
Também participaram da reunião os Parlamentares Arlindo Chinaglia (Brasil); Lilia Puig (Argentina) e Daniel Ramundo (Argentina); e Conrado Rodriguez (Uruguai). Vale ressaltar que uma Delegação do Parlamento do MERCOSUL se reunirá de 4 a 7 de junho em Bruxelas com o Parlamento Europeu, para continuar avançando no debate sobre esse tema.
Comissão Temporária de Acompanhamento do Acordo de Associação Birregional MERCOSUL-União Europeia
A Comissão é um grupo de trabalho especializado do PARLASUL, cuja função é o estudo e parecer sobre a iniciativa do Acordo de Associação Birregional MERCOSUL-União Europeia; o esclarecimento de consultas dentro de sua especialidade; o acompanhamento dos atos dos governos dos países do MERCOSUL e da União Europeia (UE), relacionados com a fase de revisão técnica e; promover as relações com os parlamentos nacionais e organizações parlamentares internacionais do MERCOSUL e da UE, de acordo com o disposto no Art. 80 do Regulamento Interno do PARLASUL.