Missão do MERCOSUL no Paraguai: encontros com atores-chave e apelo para garantir um processo eleitoral justo e transparente

Agência PARLASUL (29/4/2023) - Assunção, Paraguai - A Missão de Observação Eleitoral do Parlamento do MERCOSUL está trabalhando nesta semana in situ, no Paraguai, acompanhando o processo das eleições gerais de 2023. A Missão participou de várias atividades e reuniões com atores-chave nos dias que antecederam as eleições, destacando seu compromisso com a promoção da democracia na região.

A chefe da missão, Parlamentar Cecilia Britto (Argentina), destacou o trabalho do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE) em termos de transparência, inovação e acessibilidade: "Registramos o compromisso do TSJE com a transparência, inovação e acessibilidade para todos os cidadãos. A adoção de novas tecnologias no processo eleitoral tem sido um passo importante para garantir a eficiência e a integridade das eleições no Paraguai, bem como para facilitar o processo de votação na máquina de votação para pessoas com deficiência. Como Missão de Observação Eleitoral, apoiamos fortemente esses esforços e esperamos ver resultados positivos nas eleições gerais de 2023".

Por outro lado, Britto expressou preocupação com a perda de espaço no debate público sobre a participação das mulheres na política, já que, segundo informações oficiais, houve um retrocesso na apresentação de candidaturas a deputadas e senadoras entre 2018 e 2023. Segundo a Parlamentar, a mesma problemática também se observa no caso das mulheres indígenas com praticamente nula participação.

Entre 26 e 29 de abril, a Missão de Observação Eleitoral do Parlamento do MERCOSUL realizou encontros com organizações internacionais e locais, representantes de partidos políticos e da sociedade civil e autoridades eleitorais. Essas reuniões incluíram diálogos com a IDEA Internacional, TEDIC, a Direção de Políticas de Gênero do TSJE e os embaixadores dos países do MERCOSUL no Paraguai.

Além disso, a Missão realizou uma reunião com o Presidente do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral, presidida pelo Dr. Jorge Bogarín e em uma capacitação sobre o marco jurídico, logística eleitoral, participação cidadã e financiamento político das eleições nacionais e departamentais de 2023.

A Missão também se reuniu com os candidatos à presidência da Associação Nacional Republicana (ANR), Santiago Peña, e da Concertação para um Novo Paraguai, Efraín Alegre, bem como com o candidato a vice-presidente do Movimento Nova República, Jorge Querey.

A Missão de Observação Eleitoral do Parlamento do MERCOSUL continuará acompanhando de perto o processo eleitoral, com rotas de observação na capital, Assunção, além de locais de votação no Departamento Central.

A Missão faz um apelo a todos os paraguaios e paraguaias para exercerem seu direito de voto nas eleições gerais de 2023 e às autoridades eleitorais e partidos políticos para garantir um processo eleitoral justo e transparente.

Após a conclusão do processo eleitoral, a Missão de Observação Eleitoral do Parlamento do MERCOSUL apresentará um relatório detalhado com suas observações e recomendações, buscando fortalecer a democracia no Paraguai e na região do MERCOSUL.

Participam da Missão de Observação Eleitoral os Parlamentares integrantes do Observatório da Democracia do Parlamento do MERCOSUL: Cecilia Britto, Maria Luisa Storani, Carlos Lopez, Cristian Bello (Argentina); Arlindo Chinaglia e Odair Cunha (Brasil); Daniel Peña, Bettiana Diaz, Mario Colman (Uruguai); e Faustino Ollisco, Alicia Ticona, Roberto Suarez e Jaime Rivas.

 

Para obter mais informações e acompanhar as atualizações sobre as atividades da Missão de Observação Eleitoral do Parlamento do MERCOSUL no Paraguai e o desenvolvimento das eleições gerais de 2023, visite o site oficial do Parlamento do MERCOSUL e siga nossos canais de comunicação nas redes sociais.