Parlamentares do MERCOSUL assistem ao ato oficial do Dia da Memória pela verdade e justiça em La Pampa

Agência PARLASUL (24/03/2023). Uma delegação de Parlamentares argentinos manteve reuniões com autoridades governamentais da Província de La Pampa, no âmbito do Dia Nacional de Memória pela Verdade e Justiça, nesta sexta-feira, 24 de março.


O ato oficial foi realizado no Parque da Memória, Verdade e Justiça, do qual participaram Parlamentares argentinos, presidido pela Parlamentar Cecilia Britto, Vice-presidente da Argentina, e pelos Parlamentares Maria Sofia Prado, Carlos Gleadel e Nelson Nicolettti.


A Parlamentar Cecília Britto fez uso da palavra durante a abertura do ato, onde destacou que “trazemos uma Declaração de Interesse dos julgamentos realizados em La Pampa. Discutir os processos do Pampa na Comissão permitiu a nós, parlamentares, conhecer um pouco da história desta Província. Admiramos como La Pampa e seus líderes têm trabalhado para a criação de políticas de justiça e direitos humanos. Para nós do PARLASUL, La Pampa se tornou um farol. Estar aqui significa reconhecer desde o nível regional a construção de políticas de Direitos Humanos.”


Participaram do ato oficial o Governador Sergio Ziliotto, o Vice-governador Mariano Fernández, Cristina Ercoli, vítima sobrevivente do terrorismo de Estado, e o ministro de Governo, Justiça e Direitos Humanos, Ariel Rauschenberger.


Por outro lado, antes deste ato, a delegação de Parlamentares reuniu-se com Ruben Marin, ex-governador de La Pampa, bem como com o Vice-governador de La Pampa, Mariano Fernandez, para discutir temas como o Dia da Memória da Verdade e Justiça e, por outro lado, nos esforços do Paso Pehuenche e do Rio Atuel.


Cabe destacar que o Conselho Deliberativo Municipal de Santa Rosa e a Câmara dos Deputados da Província de La Pampa declararam a participação especial de Parlamentares na reunião sobre "Violência política contra a mulher e os desafios dos estados membros do Parlamento do MERCOSUL”.