Parlamento do MERCOSUL trabalha na criação de um Observatório da Imigração

Agência PARLASUL (23/03/2023). Na próxima segunda-feira, 27 de março, a partir das 11 horas da manhã, o Parlamento do MERCOSUL se reunirá para sua LXXXV Sessão Ordinária, presidida pelo Parlamentar uruguaio Gustavo Penadés.

Da mesma forma, a partir das 8h se reunirão as diferentes Comissões Permanentes, tanto nas salas do Edifício MERCOSUL como na Sede do PARLASUL. A partir das 9h, será realizado o Conversatório sobre políticas de gênero no MERCOSUL. A atividade contará com a participação do Presidente do Parlamento do MERCOSUL, Gustavo Penadés; a representante da ONU Mulheres no Uruguai, Magdalena Furtado; e Parlamentares do MERCOSUL.

Um dos temas em destaque desta Plenária será a Proposta de Recomendação ao Conselho do Mercado Comum para a criação do Observatório da Imigração no MERCOSUL. Este projeto, de autoria do Parlamentar argentino Alejandro Karlen, destaca a necessidade do Parlamento do MERCOSUL se envolver ativamente na consideração, estudo e acompanhamento dos processos migratórios no âmbito dos Estados signatários do Protocolo de Ushuaia e que sua principal função é constituída para iniciativas destinadas a monitorar a aplicação de acordos regionais e promover sua efetiva vigência.

Nesse mesmo dia, será debatida em sessão plenária a aprovação do Memorando de Entendimento que estabelece um marco de cooperação entre o Parlamento do MERCOSUL e o Conselho Global da Tolerância e a Paz.

Da mesma forma, destaca-se o Projeto de Recomendação para a criação da Reunião Especializada de Ministros e Altas Autoridades em matéria nuclear do MERCOSUL. Este projeto se fundamenta na necessidade estratégica do MERCOSUL de estabelecer um diálogo sobre projetos atuais e futuros relacionados à energia nuclear.

Para informações sobre a Agenda e os projetos a serem discutidos, acesse o seguinte link: AQUI

Transmissão ao vivo

A transmissão da Sessão do Parlamento do MERCOSUL pode ser acompanhada simultaneamente pelo site do Parlamento do MERCOSUL, Facebook e Youtube.