Autoridades do MERCOSUL discutirão produção e comércio de búfalos na Comissão de Agricultura y Pecuária

Agência PARLASUL (20/03/2023). A Comissão de Transporte, Infraestrutura, Recursos Energéticos, Agricultura, Pecuária e Pesca do Parlamento do MERCOSUL, presidida pelo Parlamentar Enzo Cardozo (Paraguai), reuniu-se virtualmente nesta segunda-feira (20) para discutir projetos relacionados ao Corredor Bioceânico e trânsito de búfalos nos países do MERCOSUL.

No início da reunião, o Parlamentar Heitor Schuch (Brasil) informou aos membros da Comissão sobre a atual situação da Delegação Brasileira "temos uma nova composição no Brasil, temos um contrato renovado para que continuem participando das reuniões, quanto a isso, temos um novo governo e novos ministérios (...) agora estamos em uma reforma tributária e em um processo de como reindustrializar o país”.

Por outro lado, a Comissão também aprovou uma Proposta de Declaração do Parlamentar argentino Hernán Cornejo, que visa declarar de interesse o III Fórum de Territórios Subnacionais do Corredor Bioceânico de Capricórnio, a ser realizado nos dias 13 e 14 de abril em Salta, Argentina . Considerando a importância deste tema acordado no Grupo de Trabalho do Corredor Rodoviário Bioceânico, essencial para a integração.

O Parlamentar Cornejo expressou que “quanto mais corredores tivermos, melhor. É um corredor definido e terminado, as possibilidades são muitas”, a ideia é que os Parlamentares do MERCOSUL participem e discutam as linhas de ação.

Por outro lado, discutiu-se um projeto que visa estabelecer um protocolo de livre trânsito para bovinos bubalinos, dentro do MERCOSUL, e sua produção em áreas marginais, onde outras espécies não prosperam como empreendimento agropecuário. Diante disso, o Parlamentar Alejandro Karlen defendeu que “é o animal ideal para a rentabilidade e desenvolvimento dos derivados do leite”.

Da mesma forma, o Parlamentar Cardozo respondeu apoiando o referido projeto, porém, explicou a importância de contar com os comentários das autoridades pertinentes sobre o assunto, como o Serviço Nacional de Qualidade e Sanidade Animal (SENACSA) do Paraguai. Para isso, serão convocados os responsáveis técnicos dos órgãos governamentais, para que se pronunciem sobre o assunto, para a próxima reunião da Comissão no dia 10 de abril, e assim o projeto tem respaldo técnico.

Participaram do encontro os Parlamentares Alejandro Karlen e Hernán Cornejo (Argentina); Heitor Schuch (Brasil); Enzo Cardozo e Blanca Lila Mignarro (Paraguai); e Luis Zuñiga Rojas (Bolívia).