Agência PARLASUL (27/02/2023). Reuniram-se nesta segunda-feira (23) as autoridades da Mesa Diretora do Parlamento do MERCOSUL, presidida pelo parlamentar Gustavo Penadés (Uruguai), juntamente com os vice-presidentes Cecilia Britto (Argentina), Celso Russomano (Brasil), Tomas Bittar (Paraguai), o Chefes de Delegação, Alejandro Karlen (Argentina) e Manuel Morinigo (Paraguai), para iniciar a gestão e planejamento do Parlamento para este ano de 2023.
Posteriormente, a Mesa Diretora recebeu uma Delegação Oficial do Parlamento Internacional para a Tolerância e a Paz (IPTP), chefiada por Ahmed Bin Mohammed Aljarwan, Presidente do Conselho Global para a Tolerância e a Paz GCTP, com o objetivo de assinar um Memorando de Entendimento para fornecer um quadro para a cooperação entre estes organismos.
O Parlamentar Gustavo Penades, Presidente do Parlamento do MERCOSUL, esclareceu que as duas organizações se consolidarão, desenvolverão e estruturarão mutuamente sua cooperação em áreas de interesse comum e trabalharão em conjunto para objetivos compartilhados.
Por sua vez, Ahmed Bin Mohammed Aljarwan, presidente do Conselho Global de Tolerância e Paz GCTP, alertou sobre seu interesse em finalizar os documentos para começar a ser parceiros efetivos. "Meu país, os Emirados Árabes Unidos, se esforça para fortalecer os valores de paz e tolerância em todo o mundo (...) aprenderá com a experiência do outro”, apontou o
Acompanharam a reunião os membros da Diretoria do PARLASUR, assim como o membro do Parlamento Internacional para a Tolerância e a Paz, Sebastián Cal (Uruguai); Gustavo Acosta, Karina Espinoza (Colômbia), Marjorie Chávez (Equador), Vicente Da Silva (Brasil); e o Embaixador dos Emirados Árabes na Argentina, Abdulla Alquemzi; assim como o Presidente da Comissão de Assuntos Internacionais do Uruguai, Juan Rodríguez.