Agência PARLASUL (16/03/2023). O Chefe da Delegação argentina, Parlamentar do MERCOSUL Alejandro Karlen, reuniu-se nesta quarta-feira (15) com os Eurodeputados do Partido Verde, Yannick Jadot, Anna Cavazzini e Saskia Bricmont, com o objetivo de trocar informações sobre o Acordo UE-MERCOSUL e integração energética.
O Parlamentar Alejandro Karlen expressou que há “grandes esperanças de que possamos avançar com a União Européia (UE) naquilo que mais nos interessa hoje, que é a questão da integração energética, na qual fizemos grandes avanços”. Da mesma forma, o Parlamentar destacou a importância do desenvolvimento de novas energias renováveis, bem como da energia proveniente da produção de hidrogênio e da energia hidráulica, “que a Europa também considera uma energia verde”.
Por outro lado, "o objetivo que temos enquanto região é que os produtos primários sejam produzidos na nossa região e aproveitemos o acordo com a União Europeia para que as empresas européias com larga experiência no desenvolvimento da indústria alimentar, por exemplo , possam compartilhar tecnologia, investimento, trabalhar juntos e assim também desenvolver nossa região”, disse Karlen.
Por sua vez, a Eurodeputada Anna Cavazzini destacou a alta prioridade do combate ao desmatamento e às mudanças climáticas, motivo pelo qual buscam maior segurança no Acordo. O Parlamentar Karlen argumentou que “a América Latina pretende industrializar-se e se hoje fizermos um acordo com a UE em que tenhamos apenas a consolidação da primarização de nossa economia, não é disso que o nosso povo precisa”.
O Eurodeputado Yannick Jadot afirmou que "é totalmente legítimo que os países do MERCOSUL queiram deixar de se limitar a serem produtores de commodities e que contribuam para a abertura total dos mercados, sobretudo para o bem dos produtos industriais manufaturados provenientes da Europa, Estados Unidos Unidos e China. Então, entendo que é uma questão de extraordinária importância quando falamos da soberania dos países Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai e que deve ser considerada no acordo”.
Por sua vez, a Eurodeputada Saskia Bricmont afirmou que "os problemas que identificamos neste quadro de desmatamento, soja e o impacto que pode ter nas populações do MERCOSUL, devem integrar todos esses parâmetros e manter um espírito de competitividade equilibrada entre os continentes”.
Finalmente, o Parlamentar Alejandro Karlen concluiu informando sobre a visita oficial de uma delegação de Parlamentares do MERCOSUL à Europa, “no dia 5 de junho, uma delegação do MERCOSUL e da UE se reunirá para continuar tentando ajudar a tornar este Acordo o mais equitativo e rápido possível”.