Agência PARLASUL (01/02/2023). A Mesa Diretora do PARLASUL recebeu nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, o Presidente do Parlamento Centro-Americano, Parlamentar Amado Cerrud, e o Secretário da Junta Diretiva da Organização, Parlamentar José Ramos Reyes, na Sala de Conferências do Edifício MERCOSUL. Na reunião, dialogaram sobre questões de integração e cooperação entre os dois blocos.
O Presidente do Parlamento do MERCOSUL, Parlamentar Gustavo Penadés (Uruguai), manifestou interesse em aprofundar a comunicação e o grau de integração entre os blocos parlamentares, bem como em uma agenda conjunta na Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana (Eurolat). Da mesma forma, destacou a importância de avançar na questão ambiental e das mudanças climáticas: "devemos ter uma posição comum, de caráter parlamentar, para defender nossos interesses. Queremos avançar nessa questão", concluiu, esclarecendo também a necessidade de se ter uma agenda comum de negociações com a Ásia e a África.
O Presidente do PARLACEN, Parlamentar Amado Cerrud, agradeceu ao PARLASUL o convite e reforçou seu interesse em aumentar a integração e coordenação entre as regiões. O Presidente Cerrud também se manifestou sobre estabelecer políticas migratórias comuns, para chegar a acordos e convênios, bem como, destacou que esta agenda inclui toda a América Latina e não apenas o PARLASUL e o PARLACEN. Ele também ressaltou as questões referentes ao meio ambiente, à saúde e à segurança alimentar na região, além das relações com a União Européia.
Por sua vez, a Vice-presidente pela Argentina, a Parlamentar Cecilia Britto, manifestou interesse em construir agendas políticas comuns que busquem aprofundar a integração entre os parlamentos regionais, principalmente nas questões ambientais e de desigualdade social. Ela também enfatizou a promoção de eleições diretas de parlamentares para os blocos regionais.
O Secretário da Junta Diretora do PARLACEN, Parlamentar José Ramos Reyes, também explicitou a sua vontade de estreitar os laços entre os blocos em todas as múltiplas e variadas questões que as regiões compartilham.
Por sua vez, o Chefe da delegação Argentina no PARLASUL, Parlamentar Alejandro Karlen, falou sobre a "necessidade específica de unificar políticas que marquem as coisas em que podemos contribuir e servir", especialmente em matéria de produção de alimentos.
Da mesma forma, o Vice-presidente do PARLASUL para o Brasil, Parlamentar Celso Russomanno, expressou a importância da questão ambiental e enfatizou o apoio de seu país em todas essas questões.
O Chefe da delegação uruguaia no PARLASUL, Parlamentar Daniel Caggiani, falou sobre a necessidade de unir vozes e criar posições comuns sobre as questões de mudança climática e migração.
Ao final do encontro, foi assinada uma Declaração Conjunta reafirmando os valores da defesa da democracia, do meio ambiente e da integração regional. Esta Declaração expressa e reforça a importância vital do papel desempenhado pela Assembleia EuroLAT no fortalecimento dos laços birregionais entre a Europa e a América Latina.
Participaram da reunião, o Presidente do Parlamento do MERCOSUL, Parlamentar Gustavo Penadés (Uruguai), a Vice-Presidente pela Argentina, Parlamentar Cecilia Britto, o Chefe da Delegação do Uruguai no PARLASUL, Parlamentar Daniel Caggiani, também estiveram presentes virtualmente, o Vice-Presidente do PARLASUL pelo Brasil, Parlamentar Celso Russomanno e o Chefe da Delegação Argentina, Parlamentar Alejandro Karlen.