Presidente do PARLASUL participa do CMC e alerta para impacto do conflito na Ucrânia na região

Agência PARLASUL(12/07/2022). O Presidente do PARLASUL, Tomás Bittar, acompanhado dos vice-presidentes do PARLASUL Cecilia Britto (Argentina), Celso Russomanno (Brasil) e Gustavo Penadés (Uruguai), participou da 61ª Reunião Ordinária do Conselho do Mercado Comum (CMC), em Montevidéu, Uruguai.

Durante sua participação, o Presidente Bittar explicou que "o Parlamento do MERCOSUL é por natureza o articulador democrático, os governos ao invés de adiar ou tentar imobilizar seu desenvolvimento institucional devem encontrar uma forma de iniciar o debate para ampliar as prerrogativas legislativas e a co-decisão deste órgão e começar a fase final do longo processo de Integração”.

Também ordenou os relatórios finais das Missões de Observação Eleitoral do Observatório da Democracia (ODPM), por serem resultado do acompanhamento de "duas importantes jornadas eleitorais de forma imparcial e responsável, na Colômbia e no Brasil, colaborando com as instituições julgadoras da campanha eleitoral para combater informações falsas”.

Por outro lado, referiu-se à situação atual da guerra na Ucrânia, já que nos últimos dias uma delegação do PARLASUL participou nas reuniões da Assembleia Parlamentar Euro-latino-americana (EuroLat), onde juntamente com os eurodeputados debateram diversos temas, conseguindo uma "visão como protagonista desta crise que está se acentuando e afeta a todos nós, desde a escassez de fertilizantes para a produção, até o aumento do preço dos combustíveis”.

“O MERCOSUL deve se expressar com força, já que o maior dano é recebido por nossa região social e irmã como a União Européia, devemos aderir às condenações já expressas por seus órgãos executivos e seu Parlamento”, exortou o Parlamentar Bittar.

Por fim, Bittar concluiu em seu discurso que “a representatividade dá legitimidade aos atos de governo, a participação, a pluralidade e a transparência são aspectos essenciais para alcançar a tão esperada integração”.


Cabe destacar que este foi o último evento protocolar que participa o Parlamentar Tomás Bittar, em nome do PARLASUL, pois a partir de 1º de janeiro de 2023, a Presidência do Parlamento do MERCOSUL passará para o Parlamentar do Uruguai, Gustavo Penadés.