Agência PARLASUL (06/12/2022). O Parlamento do MERCOSUL reuniu-se nesta segunda-feira, 5 de dezembro, em sua LXXXIV Sessão Ordinária, presidida pelo Parlamentar paraguaio Tomás Bittar, nas instalações do Palácio Legislativo de Montevidéu. A Plenária foi marcada pela transferência da Presidência para o período de 2023 para o Parlamentar Gustavo Penadés (Uruguai), que presidirá pela primeira vez o Parlamento do MERCOSUL.
O Presidente Tomás Bittar agradeceu aos Parlamentares do MERCOSUL o apoio recebido ao longo do ano e parabenizou o Parlamentar Gustavo Penadés por sua assunção como Presidente do PARLASUL, destacando que o Organismo “é um articulador democrático por natureza. Continuaremos trabalhando para fortalecer a democracia em todos os países do MERCOSUL".
O Parlamentar Penadés agradeceu o pronunciamento do Presidente Bittar, destacando que é membro do Parlamento do MERCOSUL há muitos anos: “Estou desde a gênese deste órgão, desde a Comissão Parlamentar Conjunta. O nosso desafio é continuar as boas práticas dos meus antecessores."
Estiveram presentes ao evento a Vice-presidente da República e Senadora Beatriz Argimon, o Senador Carlos Camy, os Deputados Juan Martín Rodríguez e Daniel Martínez Escames. Também estiveram presentes o Embaixador da União Européia no Uruguai, Paolo Berizzi, assim como os Embaixadores Juan Radice da República do Paraguai e Alberto Bautista da República Argentina. A Representante da Organização dos Estados Americanos, Claudia Barrientos, e a Presidente do PARLATINO, Silvia Giaccoppo, também estiveram na cerimônia de transferência da Presidência do PARLASUL.
Em seguida, os Parlamentares do MERCOSUL cumprimentaram o Parlamentar Penadés por assumir o comando do Parlamento do MERCOSUL. A Parlamentar Cecília Britto (Argentina) agradeceu ao Presidente Bittar e desejou “sucesso ao Parlamentar Penadés, com quem tive a honra de trabalhar e viajar. Desejo-lhe sucesso na gestão”, concluiu a Parlamentar argentina.
No mesmo sentido, o Parlamentar Celso Russomanno (Brasil) destacou a “honra de trabalhar com o Parlamentar Tomás Bittar para que o PARLASUL funcione democraticamente. E quero parabenizar o futuro Presidente Gustavo Penadés”. O Parlamentar brasileiro Arlindo Chinaglia também parabenizou o Parlamentar Penadés "pela seriedade de seu trabalho de construção do consenso e da democracia".
A seguir, o Parlamentar Alejandro Karlen (Argentina) destacou que "se aproxima uma etapa diferente, com a Presidência do Parlamentar Penadés e com seu trabalho, espero que nossas relações com o Conselho do Mercado Comum e demais órgãos do MERCOSUL deem um passo muito significativo nesse sentido."
Durante a Sessão Plenária do PARLASUL foram discutidos temas relacionados à integração energética, direitos das mulheres e questões políticas para a integração regional. No turno da manhã, as Comissões Permanentes do PARLASUL se reuniram para concluir os assuntos entrados durante o ano e projetar as atividades e temas mais relevantes para 2023.
Reforma da sede do PARLASUL
O dia também foi marcado pela assinatura do Comodato entre a Chancelaria do Uruguai, a Prefeitura de Montevidéu e o Parlamento do MERCOSUL para a reforma de sua Sede, com a participação de autoridades do Ministério das Relações Exteriores do Uruguai, a Prefeita de Montevidéu, Carolina Cosse , o Presidente do PARLASUL Tomás Bittar e o Vice-Presidente Gustavo Penadés.
Carolina Cosse, Prefeita de Montevidéu, declarou que "consolidar esta transferência em um lugar querido pelos montevideanos, em um lugar emblemático com uma longa história. Trabalhamos por vários anos para colocar o PARLASUL nas melhores condições. A integração se deve trabalhar desde todos os ângulos."
Finalmente, o Presidente Penadés enfatizou que "o que temos que reconhecer hoje é o esforço do governo departamental de Montevidéu, do Governo Nacional e do Parlamento do MERCOSUL pelas coincidências em temas que são transcendentes e que colocaremos a trabalhar para que Montevidéu recupere um prédio muito bonito e para que o Parlamento do MERCOSUL tenha uma sede digna, onde possamos continuar trabalhando pela integração."