Subcomissão de Verdade e Justiça apresenta o Relatório sobre a Guerra da Tríplice Aliança

Agência PARLASUL (12/02/2022). Foi realizado nesta sexta-feira (02) o Relatório da Subcomissão da Verdade e Justiça sobre a Guerra da Tríplice Aliança, no âmbito da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos do Parlamento do MERCOSUL, com a apresentação do livro com as conclusões do todas as Audiências Públicas.

Esta reunião foi realizada na sala de sessões do Senado paraguaio, presidida pela Presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, Elena Corregido (Argentina) e o Parlamentar Ricardo Canese (Paraguai), Presidente da Subcomissão de Verdade e Justiça sobre a Guerra da Tríplice Aliança .

O Parlamentar Ricardo Canese destacou que no referido livro, com mais de 300 páginas de provas em relação a possíveis crimes contra a humanidade e genocídio durante a Guerra da Tríplice Aliança, onde através de bibliografia, documentos e testemunhos verificados, se resume em sete graves medidas: ocupação militar; a imposição de governos fantoches; a mudança do modelo econômico do Paraguai para extrair riquezas; o desmembramento de 30% da superfície do país; uma pesada dívida de guerra; endividamento sob ocupação militar; e a privatização de terras públicas”.

Da mesma forma, a Parlamentar Elena Corregido, que esclareceu os fatos contidos neste relatório, expressou: "conseguimos este reconhecimento, deste genocídio, de tudo o que aconteceu na Guerra da Tríplice Aliança, para chegar ao que as Mães da Praça nos ensinaram de Maio, não se pede vingança, pede-se memória, verdade e justiça. Desde o PARLASUL queremos que os Estados Partes reconheçam o ocorrido, para que os povos de nossa região compreendam este genocídio”.

Os Parlamentares Ricardo Canese e Elena Corregido, ao final desta última Audiência Pública, agradeceram a participação dos historiadores e informaram que será apresentada e discutida na próxima LXXXIV Sessão Ordinária do Parlamento do MERCOSUL.

Cabe destacar que todas as Audiências Públicas foram transmitidas nas redes sociais do Parlamento do MERCOSUL (Facebook e YouTube), de onde se pode acessar a Lista de vídeos de cada Audiência. Por outro lado, as cópias podem ser solicitadas em formato digital (PDF) através do e-mail subcom.verdadyjusticia@gmail.com.