Missão de Observação Eleitoral do PARLASUL felicita o povo brasileiro que votou de forma organizada, pacífica e democrática

Agência PARLASUL (30/10/2022). A Missão de Observação Eleitoral do Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL), apresentou neste domingo (30) o seu Informe Preliminar das Eleições Gerais de Segundo Turno da República Federativa do Brasil – 2022, felicitando o povo brasileiro que compareceu às urnas de forma organizada, pacífica e democrática.  

A Missão destacou a conclusão bem sucedida do processo eleitoral do dia 30 de outubro de 2022, felicitando todas as autoridades públicas envolvidas no esforço logístico e operacional. No Informe Preliminar, os membros da Missão expressaram o reconhecimento pelo papel do Tribunal Superior Eleitoral na condução do processo eleitoral e a atitude cívica dos cidadãos brasileiros, que nas primeiras horas constituíram as seções eleitorais em todo o país.

A Missão também constatou a alta afluência de eleitores em todos os locais de votação visitados.  A Missão acompanhou a publicação oficial dos resultados pelo TSE, a partir do qual, Luiz Inácio Lula da Silva, foi eleito Presidente da República Federativa do Brasil. 

Essa foi a terceira alocação que a Missão de Observação Eleitoral Internacional do PARLASUL realizou no Brasil neste ano, após ter enviado uma Missão Avançada em agosto e ter observado as Eleições Gerais de 4 de outubro passado. No total, se alocaram vinte e sete (27) observadores e funcionários do PARLASUL em todo esse processo. 

A Delegação esteve integrada por Cecilia Britto (Chefe de Missão Adjunta), os Parlamentares Carlos Lopéz e Herman Olivero (Argentina), José Manuel Torres e Ricardo Canese (Paraguai), Daniel Peña, Rafael Osvaldo Menéndez e Bettiana Díaz (Uruguai) e o Diretor Parlamentário, Diego Cuiñas.

Acesse abaixo o Informe Preliminar da Missão.