Missão de Observação Eleitoral do PARLASUL acompanhará segundo turno no Brasil

Agência PARLASUL (26/10/2022). A Missão de Observação Eleitoral Internacional do Parlamento do MERCOSUL (MOE-PARLASUL), retornará ao Brasil nessa semana, para dar continuidade às atividades de observação in loco, no país. O processo eleitoral que ocorrerá dia 30 de outubro de 2022 e elegerá o Presidente, Vice-Presidente, bem como os Governadores e Vice-Governadores de Estados que disputarão o segundo turno.

Desta vez, os observadores pretendem se reunir com autoridades eleitorais, políticas e acadêmicas, além de representantes da sociedade civil e também com representantes de institutos de pesquisa. No domingo, a Missão acompanhará nas cidades de São Paulo e São Caetano do Sul, ambas no estado de São Paulo, a constituição de seções eleitorais, além da votação em distintos locais de votação no decorrer do dia, e por fim, observará o encerramento da votação e apresentará um informe preliminar, após a divulgação dos resultados por parte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A Missão de Observação Eleitoral Internacional do Parlamento do MERCOSUL também esteve presente em São Paulo, Brasília e Goiás no primeiro turno das Eleições Gerais do Brasil, assim como realizou atividades no início de setembro com uma Missão Avançada na cidade de São Paulo. 

Considerando a Resolução TSE-N.23.678, que define o procedimento sistemático para o monitoramento e avaliação de eleições e estabelece diretrizes e procedimentos para Missões de Observação Eleitoral Nacionais e Internacionais, além do cumprimento do Acordo de Procedimentos entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da República Federativa do Brasil e o PARLASUL assinado em 1º de julho de 2022, o objetivo da Missão é acompanhar e verificar o cumprimento das normas eleitorais.

A Delegação estará integrada pela Parlamentaria Cecilia Britto (Subchefe da Missão), Parlamentares Carlos Lopéz, Herman Olivero (Argentina), José Manuel Torres, Ricardo Canese (Paraguai), Daniel Peña, Rafael Osvaldo Menendéz e Bettiana Díaz (Uruguai)


Acesse aqui o Informe Preliminar ODPM do Primeiro Turno