Agência PARLASUL (28/09/2022). A Missão Internacional de Observação Eleitoral do Parlamento do MERCOSUL (ODPM) terá uma agenda de 28 de setembro a 4 de outubro, realizando diversas atividades preparatórias para as Eleições Gerais do Brasil - 2022. Cabe destacar que, no mês passado, realizaram uma Missão de Avançada na cidade de São Paulo (SP).
O Observatório da Democracia do Parlamento do MERCOSUL (ODPM), no âmbito do Acordo de Procedimentos entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da República Federativa do Brasil e o Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL), realizará um Plano Geral de atividades correspondente à referida Missão Internacional de Observação Eleitoral.
A Missão de Observação busca acompanhar o desenvolvimento da jornada eleitoral, em 7 (sete) cidades, de 3 (três) unidades da federação. Entre elas: São Paulo, São Bernardo do Campo e Santo André, todas no estado de São Paulo, na região sudeste; e Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental e Luziânia, no estado de Goiás, próximas à capital do país, Brasília, no Distrito Federal, ambas na região centro-oeste.
AGENDA
Nesta quarta-feira (28), na cidade de São Paulo, o Observatório se reunirá com os coordenadores da campanha do candidato à presidência do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Ciro Gomes; bem como, com a candidata a vice-presidente, na aliança MDB-CIDADANIA-PSDB, a senadora Mara Gabrilli (PSDB). De igual forma, se reunirão com pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), que participaram dos testes de integridade das urnas eletrônicas, e com representantes de organizações da sociedade civil como: Human Rights Watch, Instituto Vladimir Herzog, WWF Brasil, Artigo 19, Democracia em cheque, Coalizão Direitos na Rede, Comissão Arns e Conectas Direitos Humanos, para apresentação do documento: “O papel das plataformas digitais na proteção da integridade eleitoral” e socialização de suas impressões sobre o processo eleitoral.
Na quinta-feira (29), também em São Paulo, eles realizarão reuniões com a Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); representantes da campanha para governador do estado de São Paulo de Fernando Haddad (PT); e com representantes da campanha de Tarcísio Freitas (Republicanos).
Na sexta-feira (30), alguns dos observadores viajarão ao Distrito Federal e ao estado de Goiás em preparação para a observação do dia das eleições. No mesmo dia, eles serão recebidos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.
No sábado, 1º de outubro, em Brasília, os observadores receberão treinamento sobre fortalecimento institucional e combate à desinformação, bem como sobre financiamento de candidaturas. Enquanto que em São Paulo, acompanharão o sorteio das urnas que serão objeto do teste de integridade e autenticidade do sistema 2022, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SP).
Finalmente, no domingo (2 de outubro) a Missão se organizará em diferentes delegações para realizar as rotas de observação; observação de fechamento; e acompanhamento da divulgação dos resultados oficiais.
A Delegação é composta pelos parlamentares Tomás Bittar (Chefe de Missão), Cecilia Britto (Subchefe de Missão), Carlos López, Hernán Cornejo, María Luisa Storani e Sofía Budeguer (Argentina); Atílio Penayo, José Torres, Pedro Milcíades (Paraguai); Mario Colman, Álvaro Dastugue e Nicolás Viera (Uruguai).