Comissão apresentará relatório final da audiência pública sobre a Guerra da Tríplice Aliança

Agência PARLASUL (16/09/2022). Nesta sexta-feira (16), foi realizada a décima quinta Audiência Pública, organizada pela Subcomissão Verdade e Justiça sobre a Guerra da Tríplice Aliança, no âmbito da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos do Parlamento do MERCOSUL, com foco em "Eventuais crimes contra a humanidade e genocídio durante a Guerra da Tríplice Aliança”.

Esta jornada foi realizada na sala de sessões do Senado do Paraguai, chefiada pelo Parlamentar Ricardo Canese (Paraguai), Presidente da Subcomissão de Verdade e Justiça sobre a Guerra da Tríplice Aliança. Também estiveram presentes a Presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, Elena Corregido (Argentina), e o Parlamentar Neri Olmedo (Paraguai).

Nesta última audiência, houve uma apresentação do historiador Alejandro Olmos, quem participou via zoom, referindo-se ao desaparecimento de documentos após a Guerra da Tríplice Aliança, "nas minhas primeiras investigações sobre a história colonial do Paraguai, uma das fontes foi o Arquivo geral da Nação em Buenos Aires, onde um dos documentos era sobre a missão dos jesuítas quando da expulsão, lá estavam todos os documentos que foram levados pelas forças militares, que apreenderam os documentos e prenderam os sacerdotes, em Buenos Aires".

Da mesma forma, o palestrante Olmos explicou que esta situação “afetou outros pesquisadores em anos anteriores, como Efraín Cardoso, Josefina Pla e Dra. Olinda Massare de Kostianovsky, que mencionou em algum momento que havia um catálogo de todos os livros da biblioteca do Colégio Mayor de los Jesuítas de Assunção que havia desaparecido e estava perdido”.

Os Parlamentares Ricardo Canese e Elena Corregido, ao final desta última Audiência Pública, agradeceram a participação dos expositores, e informaram que a seguir será apresentado um relatório com todos os dados recebidos e apresentados à Comissão de Cidadania e Direitos Humanos e ao Plenário .

Cabe destacar que todas as audiências públicas foram transmitidas nas redes sociais do Parlamento do MERCOSUL, Facebook e YouTube. Aqui você pode acessar a Lista de vídeos de cada capítulo das Audiências.