Agência PARLASUL (09/09/2022). Nesta sexta-feira (09), foi realizada a décima quarta Audiência Pública, organizada pela Subcomissão Verdade e Justiça sobre a Guerra da Tríplice Aliança, no âmbito da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos do Parlamento do MERCOSUL, com foco em "Eventuais crimes contra a humanidade e genocídio durante a Guerra da Tríplice Aliança”.
Esta jornada foi realizada na sala de sessões do Senado do Paraguai, onde participou (via zoom) o parlamentar Ricardo Canese, presidente da Subcomissão Verdade e Justiça sobre a Guerra da Tríplice Aliança.
Esta audiência incluiu uma apresentação do historiador Juan Daniel Castillo, que falou sobre os costumes de guerra, destacando os acontecimentos de 29 de abril de 1865, entre o general Wenceslao Paunero e o general Bartolomé Mitre.
O historiador Castillo explicou que “não só há crimes contra a humanidade contra o povo paraguaio, uma coisa é uma guerra contra um exército igual, outra é estendê-la à população, já é um crime de guerra, mas também os argentinos passaram a sofrer o mesmo, o general Bartolomé Mitre de seu assento e do comando do exército aliado acompanhou a guerra interna na Argentina, nas províncias contra as quais alguns se revoltaram por não quererem entrar em guerra”.
Ao final da Audiência Pública, o Parlamentar Ricardo Canese informou que a Audiência continuará na próxima sexta-feira, 16 de setembro, no Senado paraguaio em Assunção, com a presença do historiador argentino Alejandro Olmos.
Transmissão ao vivo
A transmissão será simultânea nas redes sociais do Parlamento do MERCOSUL Facebook e Youtube do Parlamento do MERCOSUL.
Para inscrição e participação nas Audiências Públicas da Subcomissão, clique no link.