Delegação argentina do PARLASUL se reúne com o chanceler Santiago Cafiero

Agência PARLASUL (26/08/2022). Na segunda-feira (22), a Vice-presidenta do PARLASUL pela Argentina, Parlamentar Cecilia Britto, e o Chefe da delegação argentina, Parlamentar Alejandro Karlen, reuniram-se com o chanceler argentino Santiago Cafiero, em Buenos Aires.

Durante a reunião, o chanceler Cafiero renovou seu compromisso com o Parlamento do MERCOSUL e traçou as diretrizes para a gestão da representação argentina nos próximos meses.

Na ocasião, também foi analisada a situação da região, além de serem definidas as atividades que se realizarão em conjunto com a CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe) e Eurolat (Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana).

Os Parlamentares e o Chanceler destacaram a importância de aprofundar-se nos desafios essenciais da região para melhor se posicionar numa associação estratégica com a Europa, mais simétrica e equilibrada, que se assenta no apoio a um crescimento sustentado, estável e robusto, a agenda pró igualdade baseada no fechamento de brechas de produtividade, renda do trabalho e capacitação para absorver o progresso técnico e, finalmente, um compromisso incontornável com a sustentabilidade ambiental, baseada no melhor uso dos recursos naturais, aplicando os avanços tecnológicos para alcançar saltos produtivos.

Nesse sentido, a Vice-presidenta Britto expressou que “a União Europeia e a América Latina são aliados naturais que compartilham história, cultura e valores, o que lhes permite se posicionar conjuntamente diante dos atuais desafios globais e acelerar o desenvolvimento econômico de ambas as regiões de forma sustentável".

Em seguida, foram repassados temas relacionados aos processos eleitorais que ocorrerão em breve e o papel do PARLASUL com a participação do Observatório da Democracia. Além disso, analisaram o seguimento do Acordo União Europeia-MERCOSUL, tema de vital importância para a Argentina e os demais países do bloco.

O encontro acontece em um contexto de pouco mais de um mês das eleições no Brasil e em um momento de renovada discussão geopolítica global sobre a guerra na Ucrânia.

Nesse sentido, o chanceler Santiago Cafiero destacou que o MERCOSUL é uma "política de Estado" para a Argentina e o principal instrumento de "inserção econômica internacional". Além de definir que o MERCOSUL é "o caminho escolhido" pela Argentina "para se relacionar com o mundo" e é "um dos processos de integração mais bem-sucedidos da América Latina", lembrando que "em 2021 completou 30 anos", o que mostra que "a integração regional é um processo que transcende os tempos de um governo".

Finalmente, Cafiero reiterou o apoio da Chancelaria à delegação argentina como um todo e colocou à disposição as ferramentas necessárias para as tarefas de coordenação, assistência e cooperação nas tarefas que os Parlamentares argentinos realizam em representação do país no Parlamento do MERCOSUL.