Agência PARLASUL (26/08/2022). Neste próximo domingo (28), o Observatório da Democracia do Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) inicia uma Missão Avançada de Observação das Eleições Gerais a serem realizadas na República Federativa do Brasil. O processo eleitoral que ocorrerá em outubro de 2022 elegerá o Presidente, Vice-Presidente, membros do Congresso Nacional, bem como os Governadores e Vice-Governadores de Estados, membros das Assembléias Legislativas Estaduais e da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Considerando a Resolução TSE-N.23.678, que define o procedimento sistemático para o monitoramento e avaliação de eleições e estabelece diretrizes e procedimentos para Missões de Observação Eleitoral Nacionais e Internacionais, além do cumprimento do Acordo de Procedimentos entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da República Federativa do Brasil e o PARLASUL assinado em 1º de julho, o objetivo da Missão é acompanhar e verificar o cumprimento das normas eleitorais.
Nesta missão, que tem como foco os temas relativos à Desinformação política e Participação das mulheres e dos grupos socialmente excluídos, o Observatório da Democracia do PARLASUL prevê duas instâncias de observação. Além do processo de acompanhamento no dia das eleições, a partir do próximo domingo (28), a Missão Avançada pretende reunir informações in loco sobre o início da campanha eleitoral e o trabalho das autoridades eleitorais durante este processo. A Missão também buscará conhecer as impressões e análises das organizações da sociedade civil e da mídia sobre o processo eleitoral, como parte de sua avaliação dos objetivos específicos da Missão.
A Parlamentar Cecilia Britto, Vice-Presidente da Delegação Argentina, será a Chefe da Missão Avançada, e será acompanhada pelos Parlamentares María Luisa Storani e Sofía Prado (Argentina); Atilio Penayo e José Manuel Torres (Paraguai); Daniel Peña, Mario Colmán e Nicolás Viera (Uruguai).
Acompanhe a cobertura especial do PARLASUL nesta Missão avançada, com notícias, vídeos e fotos em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.
Aviso à imprensa
Telefone de contato: +55 61 99287 5791.
E-mail: observatorio@parlamentomercosur.org | Contato responsável pela Missão Internacional de Observação Eleitoral no Brasil.