PARLASUL realiza Audiência Pública sobre a Guerra da Tríplice Aliança em Montevidéu

Agência PARLASUL (08/10/2022). Nesta terça-feira (09), foi realizada a décima Audiência Pública, organizada pela Subcomissão Verdade e Justiça sobre a Guerra da Tríplice Aliança, no âmbito da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos do Parlamento do MERCOSUL, com foco em "Os eventuais crimes contra a humanidade e genocídio durante a Guerra da Tríplice Aliança”.


Os Parlamentares do MERCOSUL Ricardo Canese (Paraguai), Adolfo Mendoza (Bolívia) e Luis Neuman (Paraguai) participaram da audiência realizada na cidade de Montevidéu; assim como os expositores Gerardo Caetano (Uruguai), Fernando Amado (Uruguai) e María Victoria Baratta (Argentina).


O historiador Gerardo Caetano, apontou a ligação entre a história e a memória dos povos latino-americanos aos desafios enfrentados no presente, como a afirmação dos direitos humanos dos povos e o combate ao negacionismo. "A Guerra da Tríplice Aliança tem uma disputa de narrativas. Há narrativas permeadas por diferentes atores políticos", concluiu Caetano.


Em seguida, a pesquisadora argentina María Victoria Baratta destacou em sua apresentação que "a guerra é o fracasso da política e a partir dessa premissa todos temos que compreender o que ocorreu com base nas motivações do conflito. A Guerra da Tríplice Aliança foi uma guerra de exércitos."


O investigador Fernando Amado, por sua vez, destacou que "a política é uma ferramenta e tem uma enorme capacidade de reparação''. Simbolicamente, a reparação que parte do presente é importante".


No encerramento da Audiência Pública, o Parlamentar Ricardo Canese informou que a agenda continuará nos dias 16 e 17 de agosto na cidade de Buenos Aires, Argentina, na sede da Ex ESMA e no Deportivo Paraguai; em 23 de agosto, a Coordenadora de Direitos Humanos do Paraguai (Codehupy), na Câmara Bicameral do Congresso Nacional do Paraguai, e na quarta-feira, 24 de agosto, será realizada uma visita às comunidades indígenas; finalmente, em Foz do Iguaçu - UNILA, Brasil, nos dias 15 e 16 de setembro.


Transmissão ao vivo


A transmissão será simultânea nas redes sociais Facebook e Youtube do Parlamento do MERCOSUL.


Para inscrição e participação nas Audiências Públicas do Subcomitê, favor entrar no seguinte link.