Mesa Diretora do PARLASUL e  Fundação Friedrich Ebert debatem a  integração entre América Latina e União Europeia

Agência PARLASUL (08/08/2022). Nesta segunda-feira (08), prévia à Sessão Plenária, a Mesa Diretora do Parlamento do MERCOSUL se reuniu com autoridades da Fundação Friedrich Ebert (Friedrich-Ebert-Stiftung - FES), na Sede do MERCOSUL em Montevidéu (Uruguai), para debater a integração entre a América Latina e a União Europeia.

Os representantes da Fundação apresentaram os resultados da pesquisa “América Latina – União Europeia: perspectivas, agendas e expectativas”, realizada  em conjunto com o Latinobarômetro, que revela a opinião dos cidadãos latino-americanos sobre a União Europeia. A pesquisa entrevistou 1.200 pessoas em 10 países da região entre os meses de setembro e outubro de 2021 e evidencia, entre outros dados, que os temas de maior preocupação para os latino-americanos são a pobreza extrema e as mudanças climáticas (73% dos entrevistados) seguidos por violações aos direitos humanos (65%).

A Diretora da FES Svenja Blake salientou que “esta reunião é a continuação de um diálogo de cooperação bilateral com o Parlamento do MERCOSUL. Entre os pontos da pesquisa da FES, destaca-se que a democracia é preferível a qualquer outra forma de governo para 74% dos entrevistados latino-americanos.”

No mesmo sentido, o pesquisador Carlos Luján, da Universidade da República do Uruguai, destacou que 72% dos jovens entre 18 e 29 anos se informam pelas redes sociais e que 57% dos entrevistados com 60 anos ou mais fazem uso sistemático dessas ferramentas. "Os participantes da pesquisa consideram positivo o impacto das novas tecnologias e manifestaram preocupação com relação ao tema dos empregos", concluiu Luján.

O Presidente do PARLASUL, Tomás Bittar (Paraguai), felicitou a Fundação Friedrich Ebert pela iniciativa, "este trabalho contribui para o debate sobre integração e democracia e assim melhorar e aprofundar as relações entre a União Europeia, o Parlamento Europeu e o Parlamento do MERCOSUL, que é o segundo maior parlamento do mundo”, expressou.

Na mesma linha, o vice-presidente da Delegação do Brasil, Celso Russomanno, destacou o papel da União Europeia nas questões ambientais e na defesa da democracia. Para o Parlamentar brasileiro, “esta investigação apresentou dados muito importantes para o fortalecimento de nossas relações com a UE”.

Finalmente, a Vice-Presidente da Delegação Argentina, Parlamentar Cecilia Britto, expressou que “este trabalho traz dados muito relevantes para gerar uma agenda de trabalho. É importante destacar a importância da opinião dos latino-americanos sobre a União Europeia e fortalecer os laços entre as duas regiões. É algo que valorizamos muito.”

Participou do encontro a Mesa Diretora do PARLASUL, presidida pelo Parlamentar Tomás Bittar (Paraguai), acompanhado dos Vice-Presidentes Gustavo Penadés (Uruguai), Celso Russomanno (Brasil),  Cecilia Brito (Argentina) e o Chefe da Delegação argentina,  Alejandro Karlen e o Parlamentar Nicolás Vieira (Uruguai), que recebeu os Representantes da FES Argentina a Diretora Svenja Blanke, e da FES Uruguai Dörte Wollrad juntamente com os Diretores de Projetos da FES Sergio Balardini e Viviana Barreto, a Assistente Ronja Melina Schiffer e Carlos Luján, especialista da Universidade da República do Uruguai.