Audiência pública da Subcomissão Verdade e Justiça é realizada na cidade de Caacupé

Agência PARLASUL (08/05/2022). Nesta sexta-feira (05), foi realizada a nona Audiência Pública, organizada pela Subcomissão Verdade e Justiça sobre a Guerra da Tríplice Aliança, no âmbito da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos do Parlamento do MERCOSUL, com foco em "Os eventuais crimes contra a humanidade e genocídio durante a Guerra da Tríplice Aliança”.

Nesta audiência realizada na cidade de Caacupé, participaram da mesa de abertura diversas autoridades, entre elas o Presidente da Ilustre Câmara dos Deputados do Paraguai, Parlamentar Carlos María López; o Deputado Municipal Joel Noguera; Laura García, Diretora de Cultura do Município de Caacupé; o Presidente da Subcomissão Verdade e Justiça do Parlamento do MERCOSUL, o parlamentar Ricardo Canese e o parlamentar Neri Olmedo (Paraguai).

Os palestrantes foram o presidente da Comissão de Resgate Cultural de Azcurra, Víctor Duré; a representante de Caacupé, Marizza Ferreira, que focou suas apresentações nos acontecimentos da guerra no Departamento da Cordilheira, dificuldades da população, tratamento dos exércitos adversários e dados a respeito.

Por sua vez, Ricardo Candia, representante do município de Valenzuela, destacou a questão da obtenção de material bélico e, em seguida, o papel do exército brasileiro, incluindo o estupro de mulheres paraguaias. Miguel Romero (de Piribebuy), Rufina Ferreira (Ka'avy Jurú), Nora Vega (Caraguatay) e Anthony Velázquez (Eusebio Ayala) forneceram dados sobre os acontecimentos no departamento da Cordilheira, fornecendo testemunhos baseados em escritos e histórias.

Miguel Romero, representante de Piribebuy, explicou como o Conde d'Eu brasileiro (Gastão de Orleans) ordenou a queima do Hospital de Sangue de Piribebuy; Velázquez, representante de Eusebio Ayala, contou o que aconteceu em Acosta Ñu, onde crianças e adolescentes morreram em combate.

Após a Audiência, os Parlamentares do MERCOSUL, juntamente com as autoridades da região, visitaram os sítios históricos dos campos de Azcurra, Piribebuy, Eusebio Ayala e Valenzuela.

Cabe destacar que, ao encerrar a Audiência Pública do parlamentar Ricardo Canese, ele informou que a agenda continuará em Montevidéu na terça-feira, 9 de agosto. Em seguida, continuará nos dias 16 e 17 de agosto na cidade de Buenos Aires, Argentina - Ex ESMA e no Deportivo Paraguai; em 23 de agosto, a Coordenadora de Direitos Humanos do Paraguai (Codehupy), na Câmara Bicameral do Congresso Nacional do Paraguai, e na quarta-feira, 24 de agosto, a Visita às comunidades indígenas; finalmente, em Foz de Iguazú- UNILA, Brasil, nos dias 15 e 16 de setembro.

 

Transmissão ao vivo

A transmissão será simultânea na TV Senado-Paraguai e nas redes sociais Facebook e Youtube do Parlamento do MERCOSUL.

Para inscrição e participação nas Audiências Públicas da Subcomissão, clique no link.