Agência PARLASUL (29/07/2022). Nesta sexta-feira (29), foi realizada a oitava Audiência Pública, organizada pela Subcomissão Verdade e Justiça sobre a Guerra da Tríplice Aliança, no âmbito da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos do Parlamento do MERCOSUL, com foco em "Os eventuais crimes contra a humanidade e genocídio durante a Guerra da Tríplice Aliança”.
Nesta ocasião, o advogado e historiador paraguaio, José Ocampos, agradeceu o convite para esta Audiência Pública e se referiu à importância do debate sobre estas questões como "uma cruzada nacionalista que merece reconhecimento, num momento de tanta indiferença social em torno aos acontecimentos que nos formaram como Paraguai, porque este mérito aqui foi reinvidicado em todos os momentos e mais do que tudo com a revolução dos que temos hoje no Ministério da Defesa, dos chamados troféus de guerra", referiu-se Ocampos.
Seguidamente, expôs o Professor Investigador Jorge Jarolín, que prosseguiu apresentando alguns documentos como prova, entre eles referentes às compras das coleções de Enrique Solano López Lynch, bem como da Coleção Machain Recalde e da Coleção Visconde de Rio Branco. “Aqui estão os recibos que recebi do Itamaraty através de um protocolo, que a Biblioteca do Rio de Janeiro nos deu, documentos guardados na biblioteca, o primeiro lote de documentos e pertences que vieram do Brasil, com todos os seus códigos de barras , assinado pelo Diretor da Biblioteca, bem como vários recibos”, demonstrou o pesquisador Jarolín.
O Presidente da Subcomissão Verdade e Justiça do Parlamento do MERCOSUL, o Parlamentar Ricardo Canese (Paraguai), informou que a agenda terá continuidade na próxima sexta-feira, 5 de agosto, com a audiência na cidade de Caacupé, Paraguai. Depois continuará em Montevidéu na terça-feira, 9 de agosto; nos dias 16 e 17 de agosto se encontrarão na cidade de Buenos Aires, Argentina - Ex ESMA e no Deportivo Paraguai; e, finalmente, em Foz de Iguazú - UNILA, Brasil, nos dias 15 e 16 de setembro.
Transmissão ao vivo
A transmissão será simultânea na TV Senado-Paraguai e nas redes sociais Facebook e Youtube do Parlamento do MERCOSUL.
Para inscrição e participação nas Audiências Públicas da Subcomissão, clique no link.